CCA organiza encontros sobre Etnobiologia e Etnoecologia

Eventos buscam fortalecer e divulgar as etnociências entre estudantes, pesquisadores e agências financiadoras e aproximar pesquisadores e as comunidades

Numa realização conjunta do Laboratório de Etnoecologia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Coordenação do Curso de Ciências Biológicas e a parceria com a Sociedade Brasileira de Etnocobiologia e Etncoecologia (SBEE), a Universidade Federal da Paraíba realiza de 29 de novembro e 2 de dezembro, no Campus de Areia, o VI Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia. Paralelo ao evento vai acontecer o II Encontro Paraibano de Etnobiologia e Etnoecologia.

Os objetivos dos eventos são os de criar oportunidades para o debate, troca de experiências e para facilitar a articulação entre os conhecimentos das populações locais e aqueles produzidos em instituições formais de ensino e pesquisa, buscando as relações entre as ciências ambientais e agrárias, foco de pesquisa do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Os encontros buscam fortalecer e divulgar as etnociências na região entre estudantes, pesquisadores e agências financiadoras e aproximar pesquisadores e as comunidades envolvidas diretamente com os trabalhos em etnociências, promovendo discussões pertinentes às questões ligadas ao conhecimento local e aos seus direitos, sustentabilidade ambiental e manutenção da cultura tradicional.

O tema central escolhido para este ano, “Vivenciando a Conexão entre as Ciências Ambientais e Agrárias”, reflete a ampliação das disciplinas de Etnobiologia e Etnoecologia nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, sendo importante como proposta de Educação Científica em Ciências e como caminhos para compreender as relações entre a natureza e a sociedade.

Durante os três dias dos encontros, serão oferecidos curso de fotografia e minicursos, com professores das Universidades Federal da Paraíba e Rural de Pernambuco. Entre os palestrantes convidados estão o professor Marcelo Alves Ramos e a professora Alissandra Trajano Nunes Florentino, ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Eles vão apresentar o minicurso “Introdução a Etnobotânica”.

Os encontros são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia Florestal, Biologia (Botânica, Zoologia, Ecologia, etc), Agronomia, além de vários cursos das ciências humanas (Sociologia, Antropologia e História) e outras como Matemática e Astronomia.

A inscrição, no valor de R$100 para estudantes, R$130 para pós-graduação e R$ 160 para profissionais, devem ser feitas no endereço eletrônico www.enee.com.br. Outras informações pelo telefone (83) 3362-2300 no Centro de Ciências Agrárias em Areia.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo