CCM comemora dez anos de criação com evento no campus I

O Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza hoje, 15 de novembro, às 17h, no auditório do centro (campus I), solenidade de celebração dos seus dez anos de criação.

O evento integra uma programação que incluiu a realização de torneio de futsal pela manhã e que, agora à tarde, vai receber os servidores e familiares para os torneios de League of Legends e Just Dance, para atividades ao ar livre (pula-pula, futebol de salão) e festa de encerramento com banda, na área externa.

Há uma década, o CCM foi criado a partir do desmembramento do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB) e abriga o Curso de Medicina. A unidade acadêmica possui laboratórios - entre eles, o bem aparelhado Laboratório de Habilidades e Simulação Clínicas -, cinco departamentos, 24 ambientes para professores, biblioteca setorial, auditório e instalações administrativas.

Para o diretor do CCM, Eduardo Sérgio Soares de Sousa, a data é motivo de orgulho. “Nossas conquistas são reflexo do apoio institucional e da dedicação de servidores docentes e técnicos, comprometidos com a melhoria contínua das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, aos quais agradecemos. Temos muito a comemorar”, diz o gestor.

Pela ocasião, o pró-reitor de gestão de pessoas da UFPB, Francisco Ramalho de Albuquerque, encaminhou mensagem à direção do CCM. “Peço que transmita a professores, técnico-administrativos e estudantes a nossa alegria pela passagem dos dez anos de criação do CCM. Registramos nosso reconhecimento pelo compromisso institucional de todos aqueles que desenvolvem o nobre exercício de aprender e ensinar a cuidar de pessoas”, parabeniza Ramalho no documento.

Curso de Medicina da UFPB

O curso origina-se da Faculdade de Medicina, Odontologia e Farmácia do Estado da Paraíba, fundada em 25 de março de 1950 pelo doutor Humberto Nóbrega e também pelo doutor Lauro dos Guimarães Wanderley, que agora empresta nome ao Hospital Universitário da UFPB.

O curso de Medicina foi reconhecido pelo Decreto n° 38.011, de 5 de outubro de 1955, e, nesse mesmo mês, passou a integrar a Universidade da Paraíba, com os de Odontologia e de Farmácia.

Em 13 de dezembro de 1960, com a federalização da instituição, foi criada a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), composta por dez Faculdades, entre elas a de Medicina. Em 1974, com a organização dos Centros de Ensino, a faculdade passou a ser curso de Medicina, que foi incorporado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e que, posteriormente, deu origem ao Centro de Ciências Médicas (CCM).

O CCM registra, atualmente, a oferta do curso de Medicina, 42 ações de extensão, uma especialização em dermatologia e 16 na Residência Médica, além da publicação da revista acadêmica Medicina & Pesquisa.

Destaca-se o cuidado na formação do profissional médico egresso, envolvendo monitoria nos departamentos do Centro, programas de iniciação científica e estágios nos diversos serviços do Hospital Universitário e demais conveniados da rede pública e privada. Ainda dentro das atividades curriculares, existe o Internato (Estágio Prático Obrigatório), que abrange as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Toco-Ginecologia, e o Estágio Rural Integrado (ERI).

ACS | Rita Ferreira