CCM oferece Curso de Especialização em Saúde da Família

Com duração de 12 meses, curso será semipresencial, com aulas a distância e encontros presenciais mensais; inscrições terminam nesta sexta-feira (31)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Centro de Ciências Médicas (CCM), está com inscrições abertas, até a próxima sexta-feira (31), para o Curso de Especialização em Saúde da Família, com ênfase na implantação das Linhas de Cuidado. Estão sendo ofertadas 500 vagas, gratuitamente, destinadas aos profissionais da área de saúde, que trabalhem na assistência no âmbito da Atenção Básica.

Para participar, o candidato precisa comparecer à Secretaria do Centro Formador de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde (anexo ao Complexo Juliano Moreira – João Pessoa) e entregar os seguintes documentos: duas fotos 3x4; cópia autenticada do diploma de graduação; cópia autenticada do RG, CPF e título de eleitor; comprovante de quitação eleitoral; declaração da Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde ou Universidade comprovando o vínculo, atuação ou mandato na assistência da Atenção Básica; termo assinado pelo gestor institucional comprometendo-se com a liberação para participação no curso; termo de compromisso do candidato, comprometendo-se em cumprir os requisitos básicos indicados no edital; e carta de intenção do candidato.

As vagas serão distribuídas, entre as diferentes regiões da Paraíba, segundo a proporção de equipes de saúde da família que atuam em cada região, sendo priorizados na seleção os candidatos vinculados a uma mesma unidade básica de saúde. O resultado final será divulgado dia 21 de fevereiro.

O edital completo e a ficha de inscrição estão disponibilizados em http://www.ccm.ufpb.br/index.php/component/content/article/985-cesf2014. Mais informações pelos telefones (83)3218-7501 e (83)3214-1732.

Curso de Especialização

O Curso de Especialização em Saúde da Família foi criado pela Resolução nº 55/2011 (alterada pela Resolução nº 78/20131) do Consepe/UFPB e tem como eixo norteador o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Estratégia Saúde da Família. Contempla, especialmente, o trabalho multidisciplinar e os princípios da Atenção Primária à Saúde, visando instrumentalizar os profissionais de saúde para a prática crítica e cientificamente embasada na Atenção Básica, buscando reconstruir as práticas de saúde para a efetiva implementação dos princípios e diretrizes do SUS e fortalecimento da Atenção Básica, numa perspectiva ampliada de saúde.

O objetivo do curso é consolidar mudanças na organização e no processo de trabalho das equipes da Atenção Básica, buscando qualificar e ampliar a produção de uma atenção integral à saúde, fomentando nos educandos a capacidade de refletir criticamente, de planejar, organizar, desenvolver e avaliar ações necessárias para implantação das linhas de cuidado na atenção básica.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)