Com duração de 12 meses, o curso será semipresencial, com aulas a distância e encontros presenciais mensais nas sextas e sábados, no Campus I da UFPB
O Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB), por meio do Departamento de Promoção da Saúde (DPS), abriu inscrições para o curso de Especialização em Saúde da Família até 3 de março. O curso é gratuito e voltado para profissionais da saúde paraibanos que atuem na Atenção Básica em seus municípios.
A iniciativa é uma parceria da UFPB (CCM/DPS), Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, e do Centro de Formação de Recursos Humanos (CEFOR-RH), oferecendo 600 vagas. A oferta de vagas está dividida em duas linhas de pesquisa: Ênfase na Implantação nas Linhas de Cuidado (500 vagas) e Gestão Básica e de Redes Microrregionais de Saúde (100 vagas).
Com duração de 12 meses, o curso será semipresencial, com aulas a distância e encontros presenciais mensais nas sextas e sábados, no Campus I da UFPB. Para participar, os interessados devem preencher cadastro de inscrição disponível no site do CCM (clique aqui). Neste mesmo endereço, o candidato pode acessar os editais das duas linhas oferecidas e obter orientações sobre os documentos necessários para participar.
O curso de Especialização em Gestão Básica e de Redes Microrregionais de Saúde pretende capacitar gestores das Secretarias de Saúde dos municípios da Paraíba para desenvolver competências de gestão do cuidado e de serviços da Atenção Básica em âmbito municipal e suas necessárias articulações em redes regionais. Este curso é exclusivo para profissionais que atuem em cargos de gestão em municípios paraibanos.
Por sua vez, a Especialização em Saúde da Família com Ênfase na Implantação nas Linhas de Cuidado terá como eixo norteador o Sistema Único de Saúde e a Estratégia Saúde da Família contemplando, especialmente, o trabalho multidisciplinar e os princípios da Atenção Primária à Saúde. O curso visará instrumentalizar os profissionais de saúde para a prática crítica e cientificamente embasada na Atenção Básica, buscando reconstruir as práticas de saúde para a efetiva implementação dos princípios e diretrizes do SUS e fortalecimento da Atenção Básica, numa perspectiva ampliada de saúde.
Podem participar profissionais que trabalhem na Atenção Básica nas seguintes áreas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
O início das aulas está previsto para 1º de abril de 2013.