CCM promove curso de Formação em Auriculoterapia

Nesta quarta-feira (29) terá início o “Curso de Formação em Auriculoterapia aplicada à Atenção Primária à Saúde”, numa iniciativa conjunta de estudantes e docentes do Módulo Horizontal A2 do Curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde. O curso tem apoio do Programa de Extensão PINAB – Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINA), vinculado ao Departamento de Nutrição (DN) e Departamento de Promoção da Saúde (DPS) do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB.

O curso será realizado semanalmente por dez encontros, sempre as quartas-feiras, das 13h30 às 15h30, no Salão Paroquial da Igreja São Lucas, situada na rua Maria de Lourdes Marciano, na comunidade de Jardim Itabaiana, no Cristo Redentor.

As inscrições serão feitas apenas presencialmente, na recepção da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, situada na Rua Engenheiro Sérgio Rubéns de Albuquerque, nº 326, no bairro do Cristo, João Pessoa.

O curso tem como objetivo introduzir a formação de cuidadores de saúde a partir da prática de auriculoterapia, contextualizando e qualificando o uso dessa Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) através da introdução dos princípios da racionalidade da Medicina Tradicional Chinesa, promovendo a ampliação da abordagem clínico-terapêutica dos cuidadores. Além disso, tornar acessível à prática de auriculoterapia na comunidade do Cristo Redentor e fomentar o protagonismo comunitário relacionado as práticas integrativas para a promoção da saúde.

Poderão participar do curso os moradores das comunidades de Jardim Itabaiana, Pedra Branca e Boa Esperança, no Cristo Redentor, e profissionais e estudantes da área de saúde.

Mais informações pelo e-mail: pedrojosecruzpb@yahoo.com.br (Professor Pedro Cruz, coordenador da atividade pela UFPB).

Auriculoterapia

É uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Também conhecida como Medicina Auricular, praticantes ao redor do mundo usam esta terapia para tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados. Quer usado em conjunto com outro tratamento ou por si só, a auriculoterapia é frequentemente efetiva quando outros tratamentos falharam. Melhor de tudo, ela é segura, não-invasiva e não possui nenhum efeito colateral conhecido.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria