CCS/UFPB entrega premiação aos vencedores da I Olimpíada de Anatomia

Em cerimônia ocorrida na manhã de 27 de julho, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram premiados os estudantes que participaram da primeira Olimpíada de Anatomia realizada na instituição.

A abertura foi realizada às 9 horas, com apresentação do quarteto de trombonistas constituído por Álesson, José Paulo, Marcel e Cássio, alunos do Departamento de Música da UFPB e componentes do grupo Paraibones, liderado pelo professor Sandoval Moreno.

A reitora Margareth Diniz presidiu a mesa solene, que contou com a presença do diretor do CCS, João Euclides Braga; da chefe do Departamento de Morfologia do CCS, Eliane Marques Duarte de Sousa, e da vice-chefe, Anna Ferla Monteiro; da presidente da comissão do evento, Ana Karine Farias da Trindade Coelho Pereira; da coordenadora dos laboratórios de anatomia, Monique Danyelle Emiliano Batista Paiva; e do docente Bruno Galvão, representando os professores e coordenadores de curso da UFPB.

Na definição do diretor do CCS, a olimpíada é uma iniciativa inovadora que promove a concorrência saudável entre estudantes de diferentes cursos, matriculados em disciplinas na área da Anatomia Humana. “É uma iniciativa da qual a direção de centro se orgulha e espera ver consolidada em uma segunda edição”, disse João Euclides Braga ao parabenizar o Departamento de Morfologia pela realização do evento.

A I Olimpíada de Anatomia concedeu aos alunos vencedores o Prêmio Professor Haroldo de Figueiredo Diniz, que foi homenageado, durante o evento, por suas contribuições ao CCS. A reitora lembrou, em sua fala, que foi aluna do professor Haroldo e que ele está entre os grandes exemplos que auxiliaram a instituição a alcançar patamares de excelência, “uma UFPB produtiva, inclusiva e trabalhadora, que nos orgulha”. A gestora enumerou, em seguida, os avanços recentes da instituição nos segmentos de ensino, extensão e pesquisa e os desafios que pretende superar até o final de seu mandato.

Os estudantes premiados com Certificados de Menção Honrosa foram Mariana Ferreira Morais (1º lugar), Brenda Lopes C. de Melo (2º), Daniel Pereira M. de Barros (3º), José Pablo Gonçalves Queiroz (4º), Jorismar de Oliveira Costa (5º) e Thaís Paulo da Silva (6º). Seis graduandos receberam certificados de excelência, em reconhecimento por seu excepcional desempenho no componente curricular Anatomia Humana, nos MIVs 10, 11, 12, 13 e 14, no semestre letivo 2017.2, e três alunas na disciplina Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia II.

Apoiaram a realização da I Olimpíada de Anatomia, o Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB), a Bios Equipamentos Médicos (sediada em São José dos Campos/SP), os Consultórios Odontológicos Integrados (COI/Paraná), a Editora Elsevier e o professor Richard Halti Cabral (USP).

ACS | Rita Ferreira. Fotografia principal e do professor Haroldo: Alessandre Faustino.