CCTA promove Simpósio de Jornalismo em Ambientes Multiplataforma

Mudanças e estratégicas no processo de produção e circulação da notícia e as novas perspectivas do jornalismo. Este é o tema central do Simpósio Internacional de Jornalismo em Ambientes Multiplataforma, que será realizado desta segunda-feira (23) até a quarta-feira (25), na Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. O evento é promovido pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, através do Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Mídia, Acessibilidade e Cidadania (GJAC) da UFPB e do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MOBJOR), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Na programação (abaixo, na íntegra), constam três conferências. Na segunda-feira (23), o professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior (Portugal), abordará o tema “Da formação universitária ao mercado profissional dos jornalistas”. Na quarta-feira (25), “Jornalismo em redes digitais e os processos de inovação em organização de notícia com atuação em multiplataforma”, tendo como conferencista a professora Suzana Barbosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A conferência de encerramento ficará a cargo da professora Maria Lucia Becker, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Além de conferências, o simpósio programa uma mesa-redonda, na terça-feira (24), sobre “Convergências jornalísticas, mobilidades e acessibilidades em ambientes multiplataforma”. A mediadora é a professora Juliana Colussi, doutora em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madri (Espanha).

O Simpósio Internacional de Jornalismo em Ambientes Multiplataforma abriu chamada de trabalhos para três grupos: GT1 – “Conceitos e Experiências de Jornalismo Multiplataforma”; GT2 – “Mobilidades no Jornalismo”; e GT3 – “Jornalismo e Acessibilidade em Ambientes Multiplataforma”. O evento, que tem apoio da Revista Latino-Americana de Jornalismo (Âncora), é coordenado pelos professores Pedro Nunes Filho, Joana Belarmino e Fernando Firmino, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo Profissional da UFPB.

Dia 23

9h às 13h – Credenciamento | Local: Laboratório de Jornalismo e Editoração – CCTA | UFPB

14h – Apresentação Cultural | Local: Cine Auditório Aruanda – CCTA | UFPB

14h30 – Solenidade de Abertura | Local: Cine Auditório Aruanda – CCTA | UFPB

15h00 – Conferência I: “Jornalismo em Ambientes Multiplataforma: da formação Universitária ao Mercado Profissional dos Jornalistas”. Conferencista: Professor Doutor João Canavilhas – Universidade da Beira Interior – UBI (Covilhã, Portugal)

Dia 24

8h30 às 12h20 – Apresentação dos Grupos de Trabalho:

GT 01 – Conceitos e experiências de Jornalismo Multiplataforma | Local: Cine Auditório Aruanda – CCTA | UFPB | Coordenação: Professor Doutor Pedro Nunes Filho | Professora Doutora Joana Belarmino de Sousa | Universidade Federal da Paraíba

GT 02 – Mobilidades no Jornalismo | Sala de Reuniões | CCTA | Coordenação: Professor Doutor Fernando Firmino da Silva

14h30 às 18h15 – Apresentação dos Grupos de Trabalho:

GT 01 – Conceitos e experiências de Jornalismo Multiplataforma | Local: Cine Auditório Aruanda – CCTA | UFPB | Coordenação: Professor Doutor Valdecir Becker | Universidade Federal da Paraíba e Professor Doutor Pedro Nunes Filho | Universidade Federal da Paraíba

GT 03 – Jornalismo e Acessibilidade em Ambientes Multiplataforma | Sala 216 | Tarde | Coordenação: Professora Doutora Joana Belarmino de Sousa

19h30 – Mesa Redonda: “Convergências Jornalísticas, Mobilidades e Acessibilidade em Ambientes Multiplataforma”

Exposição – Jornalismo móvel e os desafios da produção imediata – Professora Doutora Juliana Colussi – Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – Brasil

Debatedores: Professores convidados de Programas de Pós-graduação do Nordeste. Mediação: Professora Doutora Sandra Regina Moura – Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB.

Dia 25

8h30 às 12h35 – Apresentação dos Grupos de Trabalho:

GTs 01 e 02 – Conceitos e experiências de Jornalismo Multiplataforma | Mobilidades no Jornalismo

Coordenador: Professor Doutor Fernando Firmino da Silva

12h40 às 14h20 – Intervalo para almoço;

14h30 às 17h35 – Apresentação dos Grupos de Trabalho:

GT 01 – Conceitos e experiências de Jornalismo Multiplataforma

Coordenadores: Professor Doutor Pedro Nunes Filho | Universidade Federal da Paraíba | Professora Doutora Joana Belarmino de Sousa | Universidade Federal da Paraíba

18h30 – Lançamento de Livros | Local: Cine Auditório Aruanda – CCTA | UFPB

19h00 – Conferências de Encerramento | Local: Cine Auditório Aruanda – CCTA | UFPB

Conferência 1 – “Jornalismo em Redes Digitais e os processos de inovação em organizações de notícia com atuação em Multiplataforma”. Conferencista: Professora Doutora Suzana Barbosa – Universidade Federal da Bahia – UFBA – Brasil.

Conferência 2 – “Convergente por formação: desafios e questões para as novas gerações profissionais e para os cursos de jornalismo”. Conferencista: Professora Doutora Maria Lucia Becker – Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – Brasil.

21h – Atividade Cultural | Show de Bolso com Adeildo Vieira | Local: Cine Auditório Aruanda – CCTA | UFPB.

As instruções e o formulário para inscrições como participante ouvinte estão no endereço https://simposiojornalismomultiplataforma.wordpress.com/inscricoes-ouvintes/. O telefone do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo Profissional (PPJ) da UFPB é o (83) 3216-7864.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho