CCTA/UFPB promove aula inaugural de Licenciatura em Dança

Palestra será ministrada pelo pernambucano Antônio Nóbrega, neste dia 10 (quinta-feira), às 19h, na Sala Radegundis Feitosa, Campus I, em João Pessoa

O Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, no dia 10 deste mês, a aula inaugural do Curso de Licenciatura em Dança. O objetivo do evento é afirmar a dança como área de conhecimento e introduzir os novos alunos ao universo acadêmico. O convidado será o pernambucano Antônio Nóbrega, que recentemente estreou em São Paulo o espetáculo “Humus”, com a Cia Antônio Nóbrega de Dança. A palestra acontecerá na Sala Radegundis Feitosa (foto), Campus I, a partir das 19h. A entrada é franca.

De acordo com a coordenação do curso, a escolha de Antônio Nóbrega se deu por causa do envolvimento dele com o estudo das tradições populares brasileiras que, ao longo do tempo, desenvolveu diálogos com pensamento contemporâneo de arte, através da dança, do teatro e da arte circense.

Curso

O objetivo do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB é formar professores de dança habilitados para trabalhar no ensino formal e informal, através da integridade física e psicológica dos alunos e também com ferramentas artísticas para uma abordagem criativa dos processos de ensino e de criação.

Foram contratados oito professores para garantir os conteúdos específicos da área: Arthur Marques (PB), Bárbara Santos (BA), Candice Didonet (RS), Carolina Laranjeira (SP), Juliana Poli (MG), Michelle Gabrielli (SP), Sérgio Oliveira (SP), Victor d´Olive (RJ), Ana Valéria Vicente (PE) e Guilherme Schulze (PE).

Antônio Nóbrega

Natural de Recife, o palestrante estudou violino clássico e canto lírico com professores renomados, chegando a tocar em orquestra. Nos anos 1970, participou do Quinteto Armorial, com o qual gravou quatro discos e excursionou pelo mundo divulgando a música tradicional nordestina.

A partir de 1976, começa a conceber seus próprios espetáculos, misturando dança, artes cênicas e música, participando, na década de 1980, de festivais de teatro. Pesquisador de dança e música brasileira, radicou-se em São Paulo em 1983 e ajudou a implantar o Departamento de Artes Corporais da Unicamp.

Depois de ganhar prêmios no exterior, o trabalho de Antônio Nóbrega começou a ter repercussão no Brasil na década de 1990 com os espetáculos "Figural", "Brincante" e "Segundas Histórias", os dois últimos estrelados por seu personagem Tonheta, uma mistura de clown e vagabundo que cativa o público.

Mais informações pelo telefone (83)3216-7920 ou pelo e-mail licenciaturaemdanca.ufpb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)