CCTA/UFPB realiza o Primeiro Simpósio Nacional do Rádio

Vai reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de rádio, nos âmbitos local, regional e nacional, no período de 9 a 11 de julho

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove o I Simpósio Nacional do Rádio no período de 09 a 11 de julho de 2013, com o tema “Academia e mercado – aproximações e desafios.” O evento é uma realização do Laboratório de Rádio do Decomtur, do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB.

O I Simpósio Nacional do Rádio se propõe a reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de rádio, nos âmbitos local, regional e nacional. Com uma programação compactada em três dias, o evento engloba palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho, possibilitando o intercâmbio de saberes e pesquisas específicas sobre o rádio e suas articulações com outras áreas do conhecimento.

As conferencias de abertura e de enceramento serão, respectivamente, com Nair Prata (UFOP) e Luiz Artur Ferraretto (UFRGS), pesquisadores respeitados no cenário nacional na área de rádio. A programação do I Simpósio Nacional de Rádio também valoriza acadêmicos e profissionais locais e regionais.

Entre os objetivos do evento estão a expansão e o fortalecimento das discussões e pesquisas sobre o modo de se fazer rádio, bem como a formação acadêmica e o mercado de trabalho e o estimulo à produção bibliográfica na área de rádio e mídias sonoras. Os temas das conferências e mesas-redondas são os seguintes: Rádio, convergência e formação do radialista; Radiodifusão comunitária e o mercado de trabalho; Rádio: esporte, cultura e sociedade; Radiojornalismo na Paraíba; Novas diretrizes de rádio e TV; e Dos Hertz aos bytes: cenários para o rádio em sua fase de convergência.

O simpósio também terá Grupos de Trabalhos (GTs), nos quais os congressistas irão expor seus artigos, que serão posteriormente publicados em anais eletrônicos e e-book.  Há seis GTs: GT 01 - Rádio, convergência e tecnologia; GT 02 - Jornalismo no rádio: prática, produção e ensino; GT 03- História do rádio; GT 04 - Rádio e desenvolvimento; GT 05 – Rádio e Mercado; GT 06 – Rádio, Gênero e Juventude. As inscrições de resumos podem ser feitas até o dia 20 de junho.

Mais informações sobre inscrições, envio de trabalhos e a programação completa do I Simpósio Nacional do Rádio podem ser obtidas no blog do evento: http://simposiodoradio.blogspot.com.br/.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCTA