CCTA/UFPB realiza Workshop de Improvisação em Dança

Na oficina serão explorados princípios básicos da Técnica Alexander para auxiliar e complementar a aprendizagem e a prática do Contato Improvisação

Dias 19, 20 e 21 deste mês, acontece na sala 227 do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), Campus de João Pessoa, o Workshop de Improvisação em Dança – Interseções Técnicas de Alexander e Contato Improvisação, com o instrutor Camillo Vacalebre. As atividades serão desenvolvidas nos seguintes horários: dia 19 – das 19h às 22h; dia 20 – das 9h às 15h; e dia 21 – das 17h30 às 21h30.

Este workshop é uma ação do projeto de extensão Improvisatório PB: estudos interdisciplinares para improvisação em dança contemplado pelo edital PROBEX/2014. Recebe o apoio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult).

As inscrições podem ser feitas online a partir desta quarta-feira (2) no link disponível na página: www.facebook.com/improvisatoriopepb.

Nessa oficina serão explorados princípios básicos da Técnica Alexander para auxiliar e complementar a aprendizagem e a prática do Contato Improvisação.

A técnica de Alexander é uma abordagem original do estudo do movimento em que o aluno é sujeito ativo de seu processo de reeducação do uso de si mesmo. É um método de reeducação dos padrões básicos de coordenação subjacentes a toda atividade que permite reorganizar os mecanismos posturais e melhorar a qualidade de execução dos movimentos. Pode ser considerada uma pré-técnica, pois proporciona um processo gradual de autoconhecimento e de mudança das respostas automáticas que interferem nas potencialidades de funcionamento inerentes ao ser humano.

Contato Improvisação(CI) é uma forma de dança pós-moderna que se origina entre duas ou mais pessoas que exploram possibilidades de equilíbrio e de movimento mantendo pontos de contato físico. É uma prática que promove o desenvolvimento de habilidades físicas, imaginativas, comunicativas e criativas através da dança e da improvisação.

Camillo Vacalebre

É facilitador da Técnica Alexander, diplomado pelo Alexander Techniek Centrum Amsterdam (ATCA), e membro da Associação Brasileira da Técnica Alexander (ABTA). Docente na Escuela de Técnica Alexander de Buenos Aires (ETABA). Coreógrafo e dançarino, diplomado pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Nova Dança (CNDO/EDDC) de 1990 a 1994, em Arnhem (Holanda). Diretor da companhia Caravana Bom Selvagem. Dança Contato Improvisação desde 1989 e ensina e divulga CI desde 1995, em instituições acadêmicas, centros independentes e festivais na Europa e na América Latina.

Mais informações: improvisatoriopepb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria