CEATOX da UFPB muda horário de atendimento ao público

A partir do dia 1º de junho, o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) passa a atender a comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Vinculado ao Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o CEATOX funciona no Campus I em João Pessoa.

O CEATOX que apresenta informações para o público sobre animais peçonhentos, uso de medicamentos, plantas tóxicas, alcoolismo e tabagismo, não contará mais com plantões noturnos e de final de semana, mantendo normalmente o fluxograma das atividades nos cinco dias da semana.

Saiba mais sobre o Ceatox:

O Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) é um serviço do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), integrante da divisão de farmácia e bioquímica, criado pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB. Ele é vinculado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Associação Brasileira de Centros de Informação Toxicológica (ABRACIT).

Suas principais áreas de atuação são: medicamentos, agrotóxicos agrícolas e domésticos, domissanitários (substâncias destinadas à higienização, desinfecção), animais peçonhentos, plantas tóxicas, drogas de abuso e produtos químicos industriais.

No HULW são atendidas vítimas de acidentes com serpentes, aranhas e escorpiões, que são encaminhadas para Clinica de Doenças Infectocontagiosas. Os demais casos dentro da área de atuação do CEATOX são atendidos nos hospitais de emergência, cabendo aos profissionais destas unidades o dever de ligar para o CEATOX em caso de dúvidas com relação à conduta terapêutica.

Em caso de acidente ou para informar sobre medidas preventivas ou profiláticas, o CEATOX possui três números disponíveis para a população: (83) 3216-7007, 3224-6688, 0800 722-6001.

Foto: Allison Isidro

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo