Centro de Humanidades - CCHLA debate Cotas e Cidadania

Será nesta quinta-feira (29), às 14h30, no auditório 411, Campus I; promoção do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas e a ONG Bamidelê

Com o tema ‘Cotas e Cidadania: um direito seu, um caminho para justiça racial/social’, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (NEABI/CCHLA/UFPB), em parceria com a ONG Bamidelê (Organização das Mulheres Negras na Paraíba), estará promovendo nesta quinta-feira (29) um debate com o sociólogo João Feres Júnior, doutor em Ciência Política pela City University of New York (1998 e 2003).

A informação é da professora Solange Rocha, coordenadora do NEABI, lembrando que a inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico neabi.ufpb@gmail.com, ou mesmo no local de abertura do evento, conforme programação abaixo:

14h30 / Auditório 411 CCHLA – Roda de diálogo

* ‘Assistência e Promoção Estudantil’

* ‘Ações Afirmativas no Contexto Brasileiro’

18h20 / Praça da Alegria do CCHLA – Mulheres Capoeiristas (performance)

19h00 / Auditório 411 CCHLA – Divulgação da campanha ‘Morena não! Eu sou negra’, a cargo da Organização das Mulheres Negras da Paraíba – Bamidelê

19h30 / Auditório 411 CCHLA – Palestra Com sociólogo João Feres Júnior.

A propósito, a coordenadora jurídica da ONG Bamidelê, Luana Natielle Basílio e Silva, revela detalhes na entrevista a seguir:

AN - Quem está promovendo o debate?

LS -O debate está sendo promovido pelo NEABI – UFPB (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da UFPB) e pela Ong. Bamidelê (Organização de Mulheres Negras na Paraíba) como uma atividade que promova o encontro com os cotistas da UFPB.

AN - Qual a programação do debate?

LS - Na programação estão previstas as seguintes atividades: no período da tarde serão realizadas duas rodas de diálogo, com os temas “Assistência e promoção estudantil” e “Ações afirmativas no contexto brasileiro”, ambas as atividades serão realizadas no CCHLA e Central de Aulas. No período da noite terá uma atividade cultural na “praça da alegria” no CCHLA, a divulgação da campanha “Moren@ não! Eu sou negr@!” e será realizado o debate “Cotas e cidadania: um direito seu, um caminho para a justiça social/racial”.

AN - Quem é o palestrante?

LS - O palestrante será o professor João Feres Júnior, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que é um dos maiores nomes no cenário nacional no debate sobre as ações afirmativas e políticas de cotas. O mencionado professor possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1997) e mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York (1998 e 2003). É professor de Ciência Política do IUPERJ e editor da revista Contributions to the History of Concepts. Trabalha atualmente com os seguintes temas: políticas de ação afirmativa, relações raciais, história dos conceitos, teoria do reconhecimento, teoria política e o conceito de América Latina.

AN - Quem pode participar do debate?

LS - Poderão participar do debate toda a comunidade acadêmica, entre estudantes, professores, servidores, assim como a sociedade em geral. O debate, assim como as rodas terão como foco o diálogo com os alunos cotistas, tendo em vista que a UFPB entra em seu segundo ano desta ação afirmativa e é necessário perceber a atual situação que se encontram os estudantes cotistas, como estão inseridos e se inserindo do ensino superior, dificuldades e avanços nesta inserção.

AN - Como e onde fazer inscrições?

LS - As inscrições devem ser feitas online através do email neabi.ufpb@gmail.compodendo também ser realizadas no dia do evento, 29 de março, nos locais previstos para as atividades.

Mais informações poderão ser obtidas com a professora Solange Rocha - Neabi - UFPB: banto20@gmail.com, ou pelo telefone (83) 8810-3696.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira