Centro de Informática inaugura nova sede no bairro de Mangabeira VII

Será inaugurado nesta segunda-feira (16), às 18h, o Centro de Informática (CI) na Unidade Acadêmica V da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro de Mangabeira VII. A solenidade acontece no auditório principal do Centro.

A programação festiva comemora o trigésimo aniversário de fundação do curso de Ciência da Computação, além de inaugurar as novas instalações do CI. Serão homenageados a reitora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, pela execução da construção do prédio; o ex-reitor Rômulo Soares Polari, pela concepção do projeto de criação do Centro; Guido Lemos de Souza Filho, primeiro diretor do CI; Alessandro da Cunha Diniz, prefeito universitário; e Leocádia Felício da Silva, coordenadora da Codeor/Proplan.

Nessa sessão solene, professores e funcionários também serão agraciados com certificados, em reconhecimento pelos serviços prestados ao Centro, nestes 30 anos.

Por deliberação do Conselho de Centro, serão homenageados os professores Raimundo de Gouveia Nóbrega, um dos fundadores do curso de Ciência da Computação; Valéria Gonçalves Soares, atual vice-diretora do CI; Hamilton Soares da Silva; Alexandre Nóbrega Duarte; Lucídio dos Anjos Formiga Cabral; Roberto Quirino do Nascimento; Daniela Coelho Batista Guedes Pereira; Clauirton de Albuquerque Siebra; e Bruno Jefferson de Sousa Pessoa. Os funcionários que receberão homenagem são Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Antonio da Silva Sobrinho Júnior e Simone Barcia Brasil Siqueira.

Centro de Informática

Criado em 2011, o Centro de Informática oferece os cursos de bacharelado: Ciência da Computação, Matemática Computacional e Engenharia da Computação; os cursos de pós-graduação: Informática (PPGI), Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA) e Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC); e Licenciatura em Computação a Distância.

O Curso Ciência da Computação está entre os melhores do país segundo o Guia do Estudante publicado pela Editora Abril. Em outubro de 2015, o curso recebeu o selo cinco estrelas pela qualidade do ensino e extensão nos seus 30 anos de existência.

O CI tem 683 alunos matriculados na graduação, um corpo profissional de 62 professores, 20 funcionários e desponta como um segmento universitário de grande relevância para o desenvolvimento regional e nacional, tendo em vista o perfil do seu alunado e professores, que têm obtido reconhecimento nacional e internacional com suas pesquisas e contribuição para o campo da ciência.

Lavid

No Centro de Informática, está localizado o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid),  criado em 2003, coordenado pelo professor Tiago Maritan. O laboratório surgiu da proposta de desenvolver projetos de pesquisa em hardware e software voltados às áreas de Vídeo Digital, Redes de Computadores, TV Digital e Interativa e Middleware. Atualmente o Lavid é NPE (Núcleo de Pesquisa e Extensão) da UFPB e uma referência nacional e internacional em desenvolvimento de tecnologia para TV Digital. O Lavid conta com a colaboração de mais de 60 pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos, que estão interconectados com pesquisadores de todo o Brasil e do mundo, trazendo as atuais tendências tecnológicas mundiais nas áreas de vídeo e TV Digital.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7567.

Agência de Notícias da UFPB