Centro de Referência realiza seminário sobre Sistema Prisional

Evento visa aprofundar o debate sobre as frequentes violações à dignidade humana impostas pelo Estado Penal à população carcerária e seus familiares

O Seminário Interdisciplinar "Sistema Prisional, Família e Direitos Humanos" será realizado nos dias 6 e 7 de  dezembro de 2012, na cidade de João Pessoa. O evento visa aprofundar o debate sobre as frequentes violações à dignidade humana impostas pelo Estado Penal à população carcerária e seus familiares.

Promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o evento foi concebido e será executado em parceria com o Centro Acadêmico Manoel Mattos do Curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Santa Rita e com a Associação Brasileira de Psicologia Social (Núcleo PB).

O público alvo do seminário são estudantes e profissionais interessados na temática, além dos próprios familiares de presos, segmento com o qual o Centro de Referência vem trabalhando desde sua fundação, em 2010. Os participantes terão direito a certificação de 20 horas/aula expedida pela UFPB.

A atividade objetiva, ainda, promover análises sobre o universo prisional e suas mazelas sob as perspectivas de outros olhares e vozes que, como linhas de fuga, consigam transversalizar os discursos oficiais do Estado.

Um destaque do seminário fica por conta da divulgação dos resultados da pesquisa "Segurança Pública e Direitos Humanos: Análise de Micro e Macro Violências do Sistema Prisional", estudo realizado sob a ótica dos familiares de presos na Paraíba, concluído em 2012.

Mais informações em: http://seminarioprisional.blogspot.com.br/

06/12/2012 (Quinta-Feira)

Minicursos:

1) "Depósito de Lixo Humano: Já fomos modernos nas práticas disciplinares de encarceramento?"

Professora Drª. Luziana Ramalho Ribeiro

2) "Violência, Conflitos Sociais e o Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH 3"

Professor Eduardo Fernandes

3) "Mulheres Encarceradas: Visualizando Estruturas Institucionais e suas Ineficácias Perversas e Sexistas."

Professora Drª. Luciana Maria Ribeiro de Oliveira

4) "Contradições da Lei de Execução Penal: Analisando Violações de Direitos Humanos no Cárcere."

Professora Tatyane Guimarães Oliveira

5) "Psicologia e Políticas Públicas: Garantia de Direitos ou Tecnologia Punitiva?"

Professora Drª. Maria de Fátima Pereira Alberto

6) "Tópicos de Execução Penal"

Professora Ana Clara Montenegro

Abertura Oficial

Mesa Redonda:

"Família, Cárcere e Pena Compartilhada: Sobre os Direitos Humanos e a Judicialização da Vida"

Srª Iara - Familiar de Apenado

Professora Drª. Cecília M. B. Coimbra (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) / Grupo Tortura Nunca Mais/RJ)

07/12/2012 (Sexta-Feira)

"Caracterização Social dos Familiares de Presos: Quem São e Como Avaliam  os

Presídios da Capital?"

Convidados:

Professor Manoel Severino Moraes de Almeida (Comissão da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara - PE / Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau/PE)

Equipe de Pesquisa do CRDH/

Mesa Redonda:

"Revista e Visita Íntima: Entre Violações Cotidianas e Modos de (re)Existir".

Convidados:

Professora Drª. Luciana Maria Ribeiro de Oliveira (Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Equipe de Pesquisa do CRDH/UFPB

Mesa Redonda:

"Saúde, Trabalho e Educação nos Presídios: Outros Olhares"

Professora Drª. Maria de Nazaré Tavares Zenaide (Núcleo de Cidadania e

Direitos Humanos da UFPB / Conselho Estadual de Direitos Humanos-PB)

Equipe de Pesquisa do CRDH/UFPB

Mesa Redonda:

"Acesso à Justiça e Direitos Humanos: O Sistema Prisional Paraibano em Análise"

Convidados:

Professor Ludmila Cerqueira Correia (Centro de Referência em Direitos Humanos/UFPB)

Equipe de Pesquisa do CRDH/UFPB