Centro de Saúde/UFPB inicia programa Consultórios Itinerantes

Vai levar atendimento gratuito para estudantes de escolas públicas e identificar problemas da visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes

A Universidade Federal da Paraíba, através do Centro de Ciência da Saúde, dá início nesta quarta-feira (16), às 8h, no estacionamento do Curso de Educação Física, Campus I, ao programa de Consultórios Itinerantes, que foi criado pelo Governo Federal para combater dois problemas causadores da repetência escolar: problemas de visão e de saúde bucal.

Segundo o coordenador do programa na Paraíba, Ângelo Brito P. de Melo, o programa terá duas etapas: na primeira, fará atendimento com a finalidade de selecionar os profissionais de saúde que serão arregimentados para desenvolver as atividades nos municípios, na segunda etapa.

Nesta quarta-feira serão atendidas 100 crianças da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, na faixa etária entre seis e doze anos de idade. Uma das grandes vantagens deste programa, segundo o professor Ângelo Brito, é que as crianças atendidas receberão óculos gratuitamente.

O programa

Alunos de escolas públicas de vinte Estados brasileiros serão atendidos nos consultórios oftalmológicos e odontológicos itinerantes. O programa do Ministério da Saúde, que faz parte do projeto “Consultórios Itinerantes”, quer levar atendimento gratuito para estudantes de escolas públicas e identificar precocemente problemas da visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes.

A ação é resultado da parceria com o Ministério da Educação, responsável pela compra e manutenção dos caminhões que viram consultórios. Já o Ministério da Saúde entra com a manutenção dos consultórios e dos materiais que serão utilizados.

Uma das finalidades dos consultórios itinerantes oftalmológicos é oferecer gratuitamente aos estudantes do Programa Saúde na Escola (PSE) procedimentos de baixa complexidade em oftalmologia como consultas, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos (exame de fundo de olho), retirada de corpo estranho, entre outros.

Os exames clínicos e os atendimentos serão realizados nos municípios atendidos pelo PSE, por profissionais da saúde, residentes ou estudantes, conforme definição dos Hospitais Universitários Federais, desde que observada a devida responsabilidade técnica.

Além do atendimento oftalmológico, os estudantes também terão a sua disposição 34 veículos cada um com dois consultórios odontológicos. A unidade móvel é estruturada em veículo devidamente adaptado e equipado para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal.

Os consultórios são preparados para procedimentos simples, como restaurações e extrações, limpeza e aplicação de flúor, além do trabalho educativo com orientação para a escovação.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7291 (Ângelo Brito).

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias