Centros Acadêmicos do CCS/UFPB promovem trote para doação de sangue

Estudantes que integram os Centros Acadêmicos dos cursos de Enfermagem e de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverão o primeiro trote solidário para doação de sangue no dia 19 de julho.

Caravanas rumo à unidade João Pessoa do Hemocentro da Paraíba partirão do hall do CCS, no campus I, em van com 16 lugares, cedida pela unidade de saúde estadual. Das 8 às 15 horas, será feito o número de viagens necessário para contemplar todos os calouros, e também os veteranos, que desejarem doar sangue.

Segundo a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, mais de 400 estudantes ingressaram nas graduações oferecidas pelo CCS neste semestre letivo de 2018.1 através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de mobilidade internacional. Atualmente, há mais de 2.600 alunos ativos nos cursos de Biomedicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Educação Física do Centro de Ensino.

Solidariedade

“O objetivo desse trote é praticar uma ação que condiz com a realidade da nossa formação. Já que fazemos parte do CCS, por que não mobilizar os novos alunos para uma prática solidária e humanizada?”, questiona Camila Menezes, aluna do sexto período de Enfermagem e uma das organizadoras do trote.

O Hemocentro de João Pessoa atende, diariamente, 36 hospitais na Região Metropolitana, entre eles o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB). “Geralmente, é mais difícil manter o estoque de sangues do tipo negativo, pois são raros. Hoje, por exemplo, estamos precisando, com urgência, do B negativo, porém nossa demanda muda diariamente. Os tipos A e O positivos são os mais consumidos, porque a maioria da nossa população possui esse grupo sanguíneo”, explica Elaine Santana, do setor de Ações Estratégicas Especiais do Hemocentro.

Normalmente, segundo ela, os parentes dos pacientes são chamados para ajudar a repor o banco de sangue. Outras formas de manter os estoques são as campanhas, através de parceria com instituições da sociedade civil, como igrejas, escolas e ONGs. “Quando o Hemocentro faz apelo por algum tipo sanguíneo é porque o banco está crítico”, alerta.

Para doar sangue é necessário apresentar documento oficial com foto, ter mais de 16 anos, pesar acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fumar nas duas horas que antecedem a doação, não estar em uso de medicamentos, gozar de boa saúde e estar bem alimentado. Todo o processo demora cerca de uma hora. A coleta, especificamente, leva, no máximo, 15 minutos e consiste na retirada de, em média, 450 ml de sangue, realizada com material estéril, de uso único e descartável.

O Hemocentro da Paraíba, por meio de suas 13 unidades de hemoterapia e hematologia distribuídas pelo estado, oferece o serviço chamado de “Caravana Solidária”, com o objetivo de buscar os doadores onde eles estiverem. É o mesmo que subsidiará o trote solidário dos estudantes da UFPB.

O serviço pode ser agendado pelas organizações interessadas pelo telefone (83) 3218-7601/7611, nos horários de funcionamento das unidades do Hemocentro da Paraíba: de segunda à sexta-feira das 7 às 17h30 e aos sábados das 7 às 17h.

ACS | Pedro Paz