CE/UFPB promove evento para homenagear obra de Paulo Freire

ImprimirImprimir

Em 10 de outubro, um conjunto de especialistas no campo da Educação Popular e na obra de Paulo Freire, tendo o livro “Pedagogia do Oprimido” como âncora, se reunirá no Auditório do Centro de Educação (CE), no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, para expor e debater o legado desse que é um dos principais educadores do século XX.

 

Com duas mesas redondas e uma palestra, o Círculo de Diálogo Acadêmico “Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido”, promovido pelo CE/UFPB, celebra o cinquentenário da conclusão, na primavera de 1968, dos manuscritos do livro que se tornou marco da educação inclusiva.

 

Traduzido em mais de 30 idiomas, “Pedagogia do Oprimido” está em sua 65ª edição no Brasil e tem sucessivas publicações na América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África. Terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos das ciências humanas, segundo o Google Scholar, soma mais de 70 mil referências em trabalhos rastreados. Além disso, encontra-se entre os 100 livros mais solicitados em universidades de língua inglesa e em um milhão de ementas de estudos universitários americanos, ingleses, australianos e neozelandeses, entre outros.

 

No campo das Ciências da Educação, Freire é o segundo autor mais citado em todo o mundo e tem 20 das suas obras na relação das mais estudadas. A Unesco incluiu sua obra teórica e prática como “Patrimônio da Humanidade” e também no Programa “Memórias do Mundo”. A reunião anual da American Educational Reserch Association (AERA), fundada em 1916, maior congresso de pesquisadores da educação de todo o mundo, homenageou os 50 anos de Pedagogia do oprimido em abril de 2018, com 24 trabalhos apresentados durante o evento. Em suma, depois de 50 anos da escrita da sua obra mais famosa, Paulo Freire continua sendo referência mundial na área pedagógica e na Educação.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h00 - Inscrição presencial e online *

 

8h30 - Abertura oficial

Mesa composta pela reitora da UFPB Margareth Diniz, o diretor do CE Wilson Honorato Aragão e o professor Afonso Celso Scocuglia

 

9h00-12h00 - MESA 1

Coordenador da mesa: Eduardo Jorge Lopes da Silva (UFPB)

Afonso Celso Scocuglia (UFPB) - Pedagogia do Oprimido, 50 anos

Alder Júlio Ferreira Calado (UFPB) - Paulo Freire nos Movimentos Sociais

Luiz Gonzaga Gonçalves (UFPB) - Paulo Freire e o Paradigma Indiciário

 

Reflexões e debates

 

14h00-17h00 - MESA 2

Coordenadora da mesa: Aline Machado (CE/UFPB)

José Francisco de Melo Neto (UFPB) - Paulo Freire na Filosofia da Educação Brasileira

Eduardo Jorge Lopes (UFPB) - Paulo Freire na EJA

Volmir José Brutscher (UPE) - O discurso contemporâneo da Educação Popular: encontros com Paulo Freire e Michel Foucault

Paulo Palhano (UFPB) - Paulo Freire nos Movimentos Sociais

 

Reflexões e debates

 

19h00-21h30 - PALESTRA

Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido, 50 Anos

Afonso Celso Scocuglia (UFPB)

 

 

_______

* Será emitido certificado com número de horas proporcional à participação.

 

 

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira
Compartilhar: