CE/UFPB reúne profissionais da área para discutir práticas curriculares

O “VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares” traz como tema central: Currículo e Formação: desafios contemporâneos. O evento será realizado de 12 a 14 de novembro, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

O colóquio é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado (PPGE), Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC) e Centro de Educação (CE) da UFPB.

Ao considerar o campo do Currículo como espaço dinâmico, plural, fronteiriço e mediado por relações de saber e poder reconhece-se a grandeza do desafio contemporâneo, no que se refere à Base Nacional Comum (BNC) e, sua intrínseca relação com a formação docente.

O discurso que dá sustentação argumentativa à BNC é a garantia de oportunidades de aprendizagem, uma espécie de “ordem” de justiça curricular. Na legislação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LEI 9394/96, bem como o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024), determinam que a instância federal estabeleça os conteúdos a serem ensinados na Educação Básica. Assim, com atraso de duas décadas está-se diante do desafio que é dizer um Currículo para Educação Brasileira. A proposta governamental é de que o documento fique pronto para 2016.

A partir de 2016 as escolas públicas e privadas deverão seguir essa base comum com a liberdade para definir sua linha pedagógica e metodologia de ensino. Assim, entende-se que o docente terá uma pauta básica nacional e fará as adaptações. Ele terá a incumbência de fazer a mediação utilizando critérios de justiça para, diante dos discursos da igualdade de oportunidades, não tratar o “diferente” como “igual” da proposta padrão.

Podem participar do “VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Educativas 2015” os profissionais que pensam e constroem práticas curriculares com o objetivo de refletir sobre esses desafios que se impõem, nesse momento importante de decisão política curricular.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7479; pelo email secretaria@viicoloquio.com.br; ou na página www.viicoloquio.com.br

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria