CGA/UFPB inicia programa de logística reversa dos cartuchos

ImprimirImprimir

A Comissão de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (CGA/UFPB) iniciou no último dia 2 o programa de logística reversa dos cartuchos, fazendo a entrega de cartuchos usados a uma empresa especializada em gerenciamento ambiental. A entrega do material foi feita pelo Vice-Reitor, Professor Eduardo Rabenhorst e o coordenador da CGA, professor Joácio Moraes. 

 

A logística reversa de cartuchos esta baseada na lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). 

 

A CGA iniciou o recolhimento dos cartuchos usados pelas impressoras Lexmark, pois a empresa fabricante do produto possui programa de reciclagem e todos os materiais usados que retornam são tratados por uma empresa especializada em gerenciamento ambiental. As carcaças são então desmembradas e separadas de acordo com os materiais utilizados em sua fabricação. Plásticos, espumas e metais são reprocessados e convertidos em matérias-primas, que são reutilizadas por outras empresas.

 

Com a reciclagem dos cartuchos, a CGA/UFPB amplia sua responsabilidade ambiental compartilhada entre toda a cadeia de consumo, desde o fabricante, importador e distribuidor, até o comerciante e consumidor final.

Fonte: 
Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)
Compartilhar: