Ciências Sociais e Funesc oferecem minicurso de cinema

Será ministrado pelo professor Rodrigo Nunes da PUC-RS, no Espaço Cine Digital, de sexta-feira (7) a domingo (9), no horário das 16h30 às 19h

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Coordenação do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abrem inscrições para o minicurso “Política, poética e processo no cinema brasileiro dos anos 1960 e 1970”. As sessões serão ministradas pelo professor Rodrigo Nunes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), no Espaço Cine Digital, de sexta-feira a domingo (7 a 9), no horário das 16h30 às 19h. Os interessados em participar podem se inscrever junto à unidade de cinema da Funesc ou coordenação do Curso de Ciências Sociais da UFPB.

De acordo com a diretora da unidade de cinema da Funesc, Cristhine Lucena, as inscrições são gratuitas e também podem ser feitas pela internet. Para tanto, é necessário solicitar o formulário e enviá-lo preenchido por e-mail: ccs@cchla.ufpb.br/ cine.funesc@gmail.com. O número de vagas será limitado de acordo com a lotação da sala.

Sobre o curso– O minicurso discute a maneira como a ideia do fazer e da arte revolucionária foi desenvolvida no cinema brasileiro dos anos 60 e 70 - período que abrange desde as esperanças reformadoras do governo João Goulart ao golpe militar, o AI5 e a consolidação do projeto de modernização conservadora do regime civil-militar. É nesse contexto que se desenvolve o projeto modernista de convergência das vanguardas artística e política numa transformação radical da vida. *“*Sem forma revolucionária não há arte revolucionária”, reza a fórmula do futurista russo Vladimir Maiakovski, adicionada em 1961 como pós-escrito ao "Plano-Piloto para a Poesia Concreta" (1958) dos irmãos Campos e Décio Pignatari.

O curso busca analisar as diferentes maneiras como a produção do período procurou resolver o problema da relação entre forma e conteúdo, política e poética, e do papel do produtor de cultura nos processos produtivo e de transformação social. Aquilo a que se propõe, acima de tudo, é olhar as questões então colocadas, bem como o modo de respondê-las, não como documentos históricos, mas como elementos que podem ser renovados e transformados com sua inserção no contexto presente, servindo, em troca, para iluminar os problemas que se deparam aqueles que trabalham no espaço entre arte e política hoje.

Serão exibidos trechos de filmes de Nelson Pereira dos Santos, Leon Hirszman, Glauber Rocha, Ruy Guerra, Paulo Cezar Saraceni, Gustavo Dahl e Rogério Sganzerla, entre outros.

Sobre o ministrante- Rodrigo Guimarães Nunes é professor colaborador pós-doutorando na PUC-RS, com bolsas combinadas PNPD/CAPES e FAPERGS. É PhD em filosofia pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres. Foi professor visitante na Universidade de Londres, University of East London, Jan van Eyck Academie (Maastricht, Holanda) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Seus textos têm aparecido em publicações como South Atlantic Quarterly, Radical Philosophy, Deleuze Studies, ephemera, Transversal, Mute, The Guardian, Serrote e Lugar Comum, além de várias antologias.

Como curador, organizou um programa de filmes e debates sobre cinema brasileiro dos anos 60 e 70 apresentado em Londres, Viena e Berlim. É membro do comitê editorial da revista Turbulence e coordenador do grupo de pesquisa Materialismos (www.materialismos.wordpress.com). Em 2012, foi premiado no concurso nacional de ensaísmo organizado pela revista Serrote/Instituto Moreira Salles por um texto sobre Terra em Transe, de Glauber Rocha.

Mais informações pelos telefones (83) 3216-7092 / 3211-6281.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria