CI faz colação de grau no campus de Mangabeira

O Centro de Informática (CI) realizou, na última sexta-feira (27), a primeira cerimônia de colação de grau em suas novas instalações, no campus de Mangabeira. Quinze estudantes do curso de Ciência da Computação da UFPB receberam a outorga do grau de bacharelado, em solenidade que aconteceu no auditório do Centro e foi presidida pelo diretor do CI, Guido Lemos, que, na ocasião, representou a reitora Margareth Diniz.

Dentre os formandos, três foram agraciados com o Prêmio Láurea Acadêmica, uma homenagem do CI aos alunos que obtiveram o melhor desempenho durante o curso, apresentando coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 8,0 e sem nenhuma reprovação em disciplinas. O primeiro lugar foi dado a Marcílio de Oliveira Lemos. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram Ives Fernando e Tiago Vinicius Batista.

A sessão solene de colação de grau do período 2014.2 teve como orador da turma concluinte o estudante Douglas Andrade Menezes que, ao falar para formandos e familiares, ressaltou a importância de todo aluno fazer uma boa escolha da área profissional na qual deseja atuar. Ele revelou aos participantes que antes de se definir por Ciência da Computação  pensou em optar por outros cursos, reforçando que realizou a escolha certa. Para Douglas, a importância de tentar se aprofundar ao máximo no ramo do conhecimento que optou, com o intuito de alcançar a realização profissional, reforça uma máxima proferida por Santo Agostinho: “Só se ama o que se conhece”.

A mesa do Conselho de Centro, que outorgou o grau de bacharelado aos formandos, foi integrada pelo diretor Guido Lemos,  pelo paraninfo da turma concluinte, o professor Hamilton Soares da Silva; pela patronesse e professora, Thais Gaudêncio, e pela coordenadora do curso de Ciência da Computação, Daniela Coelho Batista. O cerimonial foi coordenado por Lourdes Rodrigues Cavalcanti, secretária do Centro.

Dever cumprido

O paraninfo geral da turma, Hamilton Soares da Silva, saudou os presentes afirmando que o momento solene de colação de grau é marcado pela sensação de dever cumprido que os concluintes sentem por terem terminado uma etapa importante na formação acadêmica, mas também é caracterizado pela emoção que os pais vivem por verem os filhos transformando em realidade um sonho construído em família. Falando com o conhecimento e a experiência de quem há muitos anos vem contribuindo para formar novas gerações na UFPB, Hamilton Soares disse que o professor é, antes de tudo, um motivador e que o aprendizado depende mais do esforço e dedicação do aluno.

O professor Guido Lemos disse que a realização da solenidade de colação de grau na nova sede do CI simboliza a concretização de um sonho coletivo que é a transferência do Centro para a unidade de Mangabeira, que conta com modernas instalações, visando atender às necessidades de expansão do ensino, pesquisa e extensão. Ele afirmou que os concluintes, assim como as turmas matriculadas em cursos do CI, vivenciaram as dificuldades resultantes da falta de salas de aula e de espaço para laboratórios e outras atividades acadêmicas no campus do Castelo Branco. Agora, continuou Guido Lemos, o novo prédio onde o Centro está instalado vai proporcionar aos estudantes, professores e alunos o espaço físico adequado e equipamentos modernos essenciais ao desempenho de todas as funções.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do CI