Cientista que presidiu Agência Espacial Brasileira participa de evento do CI/UFPB

O professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Bevilacqua, um dos mais renomados cientistas brasileiros da atualidade, vai realizar a palestra de abertura do “XIX Encontro Nacional de Modelagem Computacional (ENMC)” e do “VII Encontro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECTM)”. Será nesta terça-feira (18), às 14h, no auditório do Xênius Hotel, em João Pessoa.

O palestrante vai abordar o tema “Fenômenos de transporte de agentes ativos induzindo o fenômeno de duplo fluxo”. Os dois eventos serão realizados até 21 deste mês e vão reunir pesquisadores de várias universidades do país.  A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática Computacional do Centro de Informática (CI) da UFPB.

Luiz Bevilacqua foi presidente da Agência Espacial Brasileira, entre 2003 e 2004; secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, nos anos de 1992 e 1993, tendo sido agraciado, em 2011, com o Prêmio Anísio Teixeira.  Esse prêmio homenageia personalidades brasileiras que tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento da pesquisa e formação de recursos humanos no país.

A programação de abertura prevê, ainda, a realização de palestra, às 16h, com o professor Luiz Satoru Ochi, da Universidade Federal Fluminense (UFF), abordando o tema “Métodos Eficientes em Otimização Combinatória”.

Além de sessões técnicas, o XIX ENMC e o VII ECTM contam com palestras dos professores Renato Portugal, Regina Célia Almeida e Antonio André Novotny, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Também confirmaram participação em palestras os professores José Herskovits, da UFRJ; Oscar Malta, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Gerd Bruno da Rocha e Eliton Souto de Medeiros, ambos da UFPB.

De acordo com a organização, o público terá livre acesso às palestras. A programação completa pode ser acessada através do link: http://nbcgib.uesc.br/enmc2016/index.php.  As inscrições pela internet foram encerradas em 30 de setembro. Os interessados podem, ainda, se inscrever no primeiro dia, das 10h15 às 11h30, no mesmo horário e local do credenciamento.

Nessa edição, os eventos contam com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Programa Nacional de Extensão (Pronex), e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanotecnologia para Marcadores Integrados (Inct-Inami).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria de Comunicação do C