Cinco alunos da UFPB criam intervenção com arte erótica

Intitulada “Eu, Falo, Poesia” será apresentada nesta sexta-feira (14), às 18h, na sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do Campus I, em João Pessoa

Cinco artistas e também alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criam intervenção com arte erótica que traz em seu hibridismo cênico linguagens do teatro, literatura, artes visuais e cinema. Essa intervenção intitulada “Eu, Falo, Poesia” será apresentada nesta sexta-feira (14), às 18h, na sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do Campus I, em João Pessoa.

Hélder Nóbrega do Curso de Cinema e Audiovisual, Wênio Pinheiro do Curso de Artes Visuais e as atrizes Suzy Lopes, Nyka Barros, Raquel Ferreira, do Curso de Artes Cênicas, se reúnem semanalmente em um grupo de estudo, com iniciativa própria e trocam informações, fazem diversos laboratórios, utilizando o que estão aprendendo cada um em sua específica área.

Sobre este segundo trabalho, juntos tendo como tema arte erótica, as três atrizes se desnudam com as construções cênicas e poéticas criadas pelo multi artista Hélder Nóbrega que assina a direção, cenário, figurinos, adereços e traz uma proposta inovadora usando couros e velas, caracterizando as atrizes de deusas ninfas e mesclando em sua composição visual diversas emoções.

Hélder Nóbrega diz que a direção de um processo criativo como este não pode ser só creditado a ele, uma vez que as atrizes Suzy, Nyka e Raquel dão vida às suas idealizações, participando ativamente do processo de direção, assim como Wênio Pinheiro que vem sendo um parceiro importante neste e em outros projetos criativos. Neste caso, segundo Hélder Nóbrega, ‘a direção é conjunta sendo este o charme maior da intervenção que por ser feita a dez mãos permite uma maior leitura e aceitação do público”.

Os artistas

Wênio Pinheiro é graduando em Artes Visuais pela UFPB, além de artista plástico, fotógrafo e poeta.

Suzy Lopes é Bacharel em Representação Teatral pela UFPB, com monografia sobre a vida e obra de W. J. Solha. Atriz e idealizadora do evento. Atualmente graduanda de Licenciatura em Artes Cênicas.

Nyka Barros graduanda no curso de teatro da UFPB, além já atuar em sala de aula como professora de teatro, é atriz e palhaça. Atualmente está preparando sua monografia que pesquisa a bufonaria.

Raquel Ferreira também é graduanda no curso de teatro da UFPB. Integrante dos grupos Bigorna e Teatrália.

Helder Nóbrega é artista plástico, dramaturgo, figurinista, aderecista e cenógrafo. Atualmente é graduando do curso Cinema e Audiovisual da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria