Cineclube Espelho Nosso exibe documentários sobre meio ambiente

O cinema paraibano volta a ganhar espaço no “Projeto Cineclube – Espelho Nosso”. A sessão terá como tema “Cinema e Meio Ambiente” e exibe, nesta sexta-feira (25), “A Mata”, de Renato Alves e Águia Mendes, e “Jaguaribe: O Rio das Onças”, de Marcus Vilar. A sessão gratuita acontece a partir das 17h, seguido de debate com os diretores, na sala do Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC/UFPB) em frente à Capela Ecumênica.

O documentário rodado em João Pessoa no ano de 1999, “A Mata” de Renato Alves e Águia Mendes retrata a ação devastadora da flora brasileira pelo homem, cujo fio condutor é um poema que se refere à história de uma velha árvore de beira de estrada.

Já “Jaguaribe: O Rio das Onças” é um grito de alerta para um rio que não consegue respirar, que seguia o seu rumo e desaguava no mar. É um vídeo sobre o Rio Jaguaribe, seguindo o seu percurso original, relacionando imagens e sons, que instigam reflexões sobre questões ambientais, os resíduos produzidos pela espécie humana e a interferência do mesmo nos ambientes.

Logo após as exibições, haverá debate com a presença de: Renato Alves, geógrafo e documentarista aposentado do NUDOC; do professor João Carlos Beltrão, jornalista e fotógrafo de cinema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB); do escritor Águia Mendes; e do cineasta paraibano e servidor do NUDOC, Marcus Vilar.

O Cineclube Espelho Nosso tem a participação de estudantes, de técnico-administrativos e professores da UFPB. É desenvolvido pelo NUDOC, Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e Departamento de Comunicação.

Outras informações pelo telefone (83) 3216-7999 ou pelo e-mail: nudocufpb@hotmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo