Cinema francófono exibe Noites sem dormir de Claire Denis

O projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais” dá seguimento às suas atividades nesta quinta-feira (20) com o filme "Noites sem dormir" ("J'ai pas sommeil", França, 1993) da cineasta francesa Claire Denis. Com horário de início previsto para 16h, no Cine Aruanda,  no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), a exibição será seguida por debate com Aécio Amaral, professor de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais (CCHLA/UFPB) e coordenador do projeto, e Daniel Antiquera, professor do Departamento de Relações Internacionais (CCSA/UFPB) e coordenador do Soy Loco por Ti America Cineclube. O debate será mediado pelo cineasta e graduando em Ciências Sociais (UFPB) Edmilson Gomes Jr.

Filme: "Noites sem dormir" ["J'ai pas sommeil"], Claire Denis, França, 1993, 110', cor, 35mm.

Sinopse: Jovem mulher deixa tudo em sua terra natal, a Lituânia, e chega a Paris com a firme intenção de ser descoberta por um diretor de teatro. Em busca de um pouco de dinheiro ela atravessa o 18º distrito, bairro onde anda um assassino de velhinhas.

DEBATEDORES

Aécio Amaral - Professor de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais (CCHLA/UFPB) e membro do GETS - Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (CNPq). Coordena o projeto de extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono". Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela UFPE cursou doutorado em Estudos Culturais na Goldmisths College, Universidade de Londres (ainda inconcluso). Recentemente tem se dedicado ao cinema; está prestes a iniciar a execução do projeto de curta-metragem de ficção "Menino azul" (roteirista e codiretor) em parceria com Odécio Antonio (coroteirista e diretor) e Christine Lucena (produtora executiva).

Daniel Antiquera - Professor do Departamento de Relações Internacionais (CCSA/UFPB), coordenador do projeto de extensão Soy Loco por Ti America Cineclube e do grupo de pesquisa Revoluções e Contra Revoluções na América Latina. Membro do Coletivo Representativo dos Docentes em Luta da UFPB (CORDEL). Formado em Ciências Sociais (PUC-SP) e Direito (USP), mestrado em Relações Internacionais (UNICAMP) e doutorando em Ciência Política (UNICAMP).

Ciclo de Estudos - De modo paralelo, acontecem sessões de estudos que, junto às exibições dos filmes enriquecem as discussões com contribuições teóricas. A próxima sessão acontecerá no dia 24 deste mês, das 15h às 17h, na Sala 402 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).  O encontro será facilitado por Miqueli Michetti, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB, e Marine Nora, da Assessoria de Assuntos Internacionais e do programa Francês sem Fronteiras/UFPB), que refletirão sobre textos da área de Sociologia da Cultura voltados para questões concernentes a universalismo, diversidade e hibridismo. A sessão será mediada por Natanael Alencar (Ciências Sociais/UFPB). Para ter acesso aos textos que subsidiarão a sessão, basta entrar em contato pelo email: gets.dcsufpb@gmail.com.

Ciclo de estudos “Estética, poder e relações inerculturais”

Leitura obrigatória: ORTIZ, Renato. Universalismo e diversidade. Contradições da modernidade-mundo. São Paulo: Boitempo, 2015. [Apresentação e cap. 1, 3 e 4]

Leitura complementar: CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2008. [Entrada e Introdução – edição 2001]

Facilitadoras: Marine Nora (Assessoria de Assuntos Internacionais e Francês sem Fronteiras/UFPB) e Miqueli Michetti (PPGS/UFPB)

Mediador: Natanael Alencar (Ciências Sociais/UFPB).

O Projeto de Extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono" é realizado pelo Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade (DCS/UFPB) e o Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais, Idioma sem Fronteiras, Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, Cinemateca da França/Embaixada da França / InstitutFrançais e Alliance Française. O projeto se direciona a professores de Sociologia e Filosofia no ensino médio da rede pública estadual, além de estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de humanidades e artes da UFPB, acesso aos eventos é gratuito.

Para aqueles que desejarem certificação, ainda seguem abertas as inscrições das duas atividades do projeto tanto para membros internos quanto externos à UFPB e podem ser feitas pelo endereço https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf. O link também dá acesso a informações sobre as programações das duas atividades.

Mais informações pelo e-mail: gets.dcsufpb@gmail.com; e pelo telefone (83) 99609-3282.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria