Circuito Universitário de Cinema exibe filmes na UFPB e promove debates sobre Intolerância

Começam hoje, 14 de março, as sessões do Circuito Universitário de Cinema, que traz a Intolerância como tema deste ano. O circuito é um projeto do Instituto Cultura em Movimento e, nesta edição, acontece em instituições de ensino de 14 Estados do Brasil.

Acreditando no poder de informação e na força pedagógica do cinema, o projeto objetiva fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre direitos humanos e questões de interesse histórico abordadas nas obras. O Circuito Universitário de Cinema é realizado pela produtora carioca MPC Filmes, com apoio da Petrobras.

Na UFPB, a mostra será exibida até 16 de março na Sala Aruanda (CCTA) e no Auditório 412 do CCHLA, no campus I, em João Pessoa. A participação é aberta ao público e gratuita. Após as sessões, serão realizados debates com acadêmicos e pesquisadores da instituição.

Dia 14 de março
Filme: INTOLERÂNCIA.DOC
Direção: Susana Lira
Documentário: 85 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: INTOLERÂNCIA.DOC é um documentário que mergulha em um aspecto da sociedade brasileira pouco abordado com profundidade: o crescimento dos crimes de ódio e o que está por trás dos discursos de intolerância. Em um país que sempre foi reconhecido internacionalmente pela mistura de raças, ecumenismo de credos e até uma certa liberdade sexual, ironicamente são cada vez mais noticiados crimes de racismo, homofobia e disputas sangrentas entre gangues, torcidas organizadas e até linchamentos.
Debatedores: Professores Roberto Rondon (CE) e Henrique de Meneses (CCSA)
Local: Sala Aruanda

Dia 15 de março

Filme: MEU NOME É JACQUE
Direção: Angela Zoé
Documentário: 72 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse: Jacqueline Rocha Côrtes é uma mulher transexual brasileira de 55 anos, que vive com AIDS há 21. Ativista de Direitos Humanos e militante a favor dos soropositivos, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas, inclusive como representante do governo brasileiro na Organização das Nações Unidas. Hoje casada e mãe de dois filhos, mora numa pequena cidade, onde leva uma vida voltada para a maternidade e a família. Ao acompanhar o cotidiano de Jacque e revisitar sua trajetória, o filme aborda a diversidade e apresenta os inúmeros desafios que foram rompidos pela personagem, levantando uma reflexão sobre o preconceito, a homofobia e a identidade de gênero.
Debatedores: Professor Adriano de Léon (CCHLA) e professora Xaman Korai
Local: Auditório 412 do CCHLA

Dia 16 de março
Filme: MENINO 23
Direção: Belisario Franca
Documentário: 80 minutos
Classificação: 10 anos
Sinopse: O filme segue a investigação do historiador Sidney Aguilar sobre tijolos marcados com a suástica encontrados no interior de São Paulo. Durante os anos 30, nazistas brasileiros levaram cinquenta meninos negros de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, eles foram escravizados pelos Rocha Miranda, família que fazia parte da elite brasileira relacionada com empresários alemães e que não escondia sua paixão pelo nazismo. Com a queda de Hitler, a família abortou o projeto e expulsou os meninos da fazenda, deixando os ao seu próprio destino. Sobreviventes compartilham pela primeira vez suas histórias.
Debatedor: Professor Fernando Trevas (CCTA)
Local: Sala Aruanda

ACS | Rita Ferreira