As ferramentas interativas desenvolvidas por pesquisadores do CI podem ser acessadas pelo público em estandes no Centro de Convenções de João Pessoa
Tecnologias de apoio ao ensino e conteúdos audiovisuais interativos, desenvolvidas por pesquisadores do Centro de Informática (CI) da UFPB, estão sendo apresentados aos participantes do I Fórum Internacional de Líderes em Educação e Tecnologia do Norte e Nordeste em sessões temáticas e em exposição do evento. O fórum, que está sendo promovido pela Secretaria de Educação do Governo do Estado, em parceria com empresas e instituições, será encerrado nesta quinta-feira (13), no Centro de Convenções de João Pessoa.
Nos estandes e sessões temáticas do fórum o público teve acesso, na quarta-feira (12), primeiro dia do evento, a materiais instrucionais interativos desenvolvidos pelo LabTEVE, o Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística, que foram apresentados pelos professores Ronei Marcos e Liliane Machado, do Centro de Informática (CI). Os pesquisadores apresentaram jogos educacionais voltados para o ensino da matemática e geografia, além de projetos de arte itinerante com museus virtuais e uma calculadora estatística. Para as demonstrações, o CI está utilizando os estandes da Codata, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba.
Dentre os projetos apresentados pela equipe do CI que reuniram um grande público pode-se destacar o “Sistema de Gestão e Controle de Conteúdos Instrucionais”, que foi apresentado pelo professor Nisston Moraes. Trata-se de uma plataforma que é acessada via web para acompanhamento de conteúdos instrucionais.
Na sessão de abertura do evento, o diretor do Centro de Informática, Guido Lemos, fez uma exposição sobre o projeto Cinema 4K, uma pesquisa empreendida atualmente pelo Núcleo Lavid/UFPB e que desenvolve um conjunto de softwares que permite o armazenamento e transmissão ao vivo de imagens em ultra alta definição, na resolução 4K. Na ocasião, o professor relatou para a plateia as bem sucedidas experiências de transmissão ao vivo de cirurgias simultâneas realizadas em hospitais universitários nas cidades de Natal, Porto Alegre, Brasília e Vitória. A visualização desses procedimentos foi realizada nas salas de projeção da Atkinson Hall da Univeristy of Califronia, em San Diego, e do Hotel Sam Marco, em Brasília.
Outra solução tecnológica que está sendo apresentada no evento é o Projeto Brasil 4D, a primeira experiência de interatividade na TV pública digital e aberta do país com famílias de baixa renda e que foi realizado, em João Pessoa, pelo Superintendente de Suporte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Barbosa, tendo na coordenação local o diretor do Centro de Informática, Guido Lemos, e a pesquisadora em TV digital, Madrilena Feitosa. Esse projeto ganhou prêmio nacional e internacional e foi realizado com o apoio da TV UFPB, TV Câmara de João Pessoa, Prefeitura de João Pessoa, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina e outros parceiros.
Nesta quinta-feira (13), também será demonstrada a plataforma JCollab, que oferece suporte para a criação colaborativa de conteúdo jornalístico interativo. O projeto foi desenvolvido pela jornalista Kellyanne Alves, do Núcleo Lavid, e tem a finalidade de potencializar a experiência de jornalismo, oferecendo um suporte à interatividade, compatível com o Sistema Brasileiro de TV Digital, gerando conteúdo a ser veiculado pela TV digital brasileira.
Ao visitar o estande da Codata, os participantes terão a oportunidade de conhecer o projeto Pamin (Patrimônio, Memória e Interatividade), uma plataforma virtual na internet, que oferece armazenamento, catalogação e disseminação de informações espaço-temporais sobre manifestações artísticas e culturais que compõem o patrimônio cultural material e imaterial que representam a diversidade cultural do Brasil. O Pamin é coordenado pela professora de Antropologia Social, Luciana Chianca, e integra a informática, antropologia e áreas afins no campo da cultura digital, congregando professores, alunos, servidores e pesquisadores, através da extensão universitária associada à pesquisa e ao ensino.
A programação de fórum também prevê a apresentação do projeto LibrasTV, coordenado pelo professor Tiago Maritan, do Núcleo Lavid, no turno da tarde, em sessão temática, a partir das 14h, além de exposição dessa ferramenta no estande do evento. O projeto LibrasTV é um sistema de geração automática de legendas em língua brasileira de sinais (Libras) para o Sistema Brasileiro de TV Digital ( SBTVD).