CI/UFPB expõe soluções tecnológicas em Fórum Internacional

As ferramentas interativas desenvolvidas por pesquisadores do CI podem ser acessadas pelo público em estandes no Centro de Convenções de João Pessoa

Tecnologias de apoio ao ensino e conteúdos audiovisuais interativos, desenvolvidas por pesquisadores do Centro de Informática (CI) da UFPB, estão sendo apresentados aos participantes do I Fórum Internacional de Líderes em Educação e Tecnologia do Norte e Nordeste em sessões temáticas e em exposição do evento. O fórum, que está sendo promovido pela Secretaria de Educação do Governo do Estado, em parceria com empresas e instituições, será encerrado nesta quinta-feira (13), no Centro de Convenções de João Pessoa.

Nos estandes e sessões temáticas do fórum o público teve acesso, na quarta-feira (12), primeiro dia do evento, a materiais instrucionais interativos desenvolvidos pelo LabTEVE, o Laboratório de Tecnologias para o  Ensino Virtual e Estatística, que foram apresentados pelos professores Ronei Marcos e Liliane Machado, do Centro de Informática (CI). Os pesquisadores apresentaram jogos educacionais voltados para o ensino da matemática e geografia, além de projetos de arte itinerante com museus virtuais e uma calculadora estatística.  Para as demonstrações, o CI está utilizando os estandes da Codata, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba.

Dentre os projetos apresentados pela equipe do CI que reuniram um grande público pode-se destacar o “Sistema de Gestão e Controle de Conteúdos Instrucionais”, que foi apresentado pelo professor Nisston Moraes.  Trata-se de uma plataforma que é acessada via web para acompanhamento de conteúdos instrucionais.

Na sessão de abertura do evento, o diretor do Centro de Informática, Guido Lemos, fez uma exposição sobre o projeto Cinema 4K, uma pesquisa empreendida atualmente pelo Núcleo Lavid/UFPB e que desenvolve um conjunto de softwares que permite o armazenamento e transmissão ao vivo de imagens em ultra alta definição, na resolução 4K. Na ocasião, o professor relatou para a plateia as bem sucedidas experiências de transmissão ao vivo de cirurgias simultâneas realizadas em hospitais universitários nas cidades de Natal, Porto Alegre, Brasília e Vitória. A visualização desses procedimentos foi realizada nas salas de projeção da Atkinson Hall da Univeristy of Califronia, em San Diego, e do Hotel Sam Marco, em Brasília.

Outra solução tecnológica que está sendo apresentada no evento é o Projeto Brasil 4D,  a primeira experiência de interatividade na TV pública digital e aberta do país com famílias de baixa renda e que foi realizado, em João Pessoa, pelo Superintendente de Suporte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Barbosa, tendo na coordenação local o diretor do Centro de Informática, Guido Lemos, e a pesquisadora em TV digital, Madrilena Feitosa. Esse projeto ganhou prêmio nacional e internacional e foi realizado com o apoio da TV UFPB, TV Câmara de João Pessoa, Prefeitura de João Pessoa, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina e outros parceiros.

Nesta quinta-feira (13), também será demonstrada a plataforma JCollab, que oferece suporte para a criação colaborativa de conteúdo jornalístico interativo. O projeto foi desenvolvido pela jornalista Kellyanne Alves, do Núcleo Lavid,  e tem a finalidade de potencializar a experiência de jornalismo, oferecendo um suporte à interatividade, compatível com o Sistema Brasileiro de TV Digital, gerando conteúdo a ser veiculado pela TV digital brasileira.

Ao visitar o estande da Codata, os participantes terão a oportunidade de conhecer o projeto Pamin (Patrimônio, Memória e Interatividade), uma plataforma virtual na internet, que oferece armazenamento, catalogação e disseminação de informações espaço-temporais sobre manifestações artísticas e culturais que compõem o patrimônio cultural material e imaterial que representam a diversidade cultural do Brasil. O Pamin é coordenado pela professora de Antropologia Social, Luciana Chianca, e integra a informática, antropologia e áreas afins no campo da cultura digital, congregando professores, alunos, servidores e pesquisadores, através da extensão universitária associada à pesquisa e ao ensino.

A programação de fórum também prevê a apresentação do projeto LibrasTV, coordenado pelo professor Tiago Maritan, do Núcleo Lavid,  no turno da tarde, em sessão temática, a partir das 14h, além de exposição dessa ferramenta no estande do evento.  O projeto LibrasTV  é um sistema de geração automática de legendas em língua brasileira de sinais (Libras) para o Sistema Brasileiro de TV Digital ( SBTVD).

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Centro de Informática