CI/UFPB recebe visita de representantes da RNP e do Comitê Gestor da Internet

ImprimirImprimir

Soluções inovadoras, que anunciam os avanços da tecnologia em diversas áreas e que estão sendo desenvolvidas por equipes do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Lavid) e do Laboratório de Redes do Centro de Informática (CI), foram apresentadas na última sexta-feira, 11, ao diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) Michael Stanton e à representante do Terceiro Setor no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) Tanara Lauschner.

 

Em visita ao Lavid, os representantes da RNP e do CGI.br conheceram o projeto de acessibilidade CineAD, um software que reconhece objetos e outras imagens nas cenas de um video e gera audiodescrição automática. A ferramenta vai beneficiar milhares de brasileiros com deficiência visual. No laboratório, eles também tiveram acesso ao "Rap web client" , um avançado e revolucionário sistema de preservação digital, e ao projeto de videocolaboração, que inova ao possibilitar que até 75 fluxos de vídeo possam trafegar ao mesmo tempo e de forma independente.

 

A visita ao Lavid foi encerrada com a apresentação da plataforma de conteúdos digitais interativos, criada pela equipe, que está disponibilizada para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal em todas as cidades em que as transmissões de TV já passaram a ser feitas pelo sinal digital.

 

No Laboratório de Redes, a primeira pesquisa apresentada a Michael Stanton e Tanara Lauschner foi o projeto da área de redes sensoriais industriais sem fio, a partir do qual foram desenvolvidas novas técnicas e protocolos em redes sensoriais com foco em aplicações industriais. Entre as experiências bem sucedidas do projeto, foram apresentados os resultados da implantação em empresas, como a Guaraves e a Alpargatas.

 

Na sequência, os visitantes conheceram o estado da arte da pesquisa Segurança em Redes SDN e os avanços obtidos pela equipe em experimentos na área de Internet das Coisas (IOT), especialmente o desenvolvimento de uma ferramenta que diminui a vulnerabilidade de sensores de batimentos cardíacos utilizando tecnologia "bluetooth" e "low energy".

 

O grupo de trabalho Actions, do Laboratório de Redes, apresentou inovações em segurança digital, área que demanda soluções diante do aumento dos registros de ataques cibernéticos nos últimos anos. Outra iniciativa da equipe do laboratório é o estudo que propõe um modelo de otimização para o problema de alocação de rota e espectro em redes ópticas elásticas.

 

RNP e CGI.br

A RNP, criada em 2002, é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Tem como principal incumbência promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, criando serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais. Para isso, fornece, às instituições públicas de pesquisa e de ensinos superior e tecnológico, infraestrutura de redes avançada que viabiliza e facilita a pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento.

 

O CGI.br tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet, além de propor programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

Fonte: 
ACS | Matéria e fotografias de Madrilena Feitosa (CI/UFPB), publicado por Rita Ferreira
Compartilhar: