Clínica-escola da UFPB oferece tratamento gratuito para Disfunção Temporomandibular

A Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está oferecendo tratamento gratuito para pessoas acometidas por Disfunção Temporomandibular (DTM), que é caracterizada pela sensação de dor e pelo comprometimento da mobilidade da articulação da mandíbula e dos músculos ao redor. Para participar da triagem e dar início à intervenção terapêutica, é preciso preencher este formulário e aguardar o contato da equipe. O tratamento é realizado na Clínica-Escola, localizada ao lado do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no campus I, em João Pessoa.

De acordo com o professor do Departamento de Fonoaudiologia e coordenador do serviço Giorvan Anderson Alves, os principais sintomas da DTM são dores, que persistem por mais de quatro semanas, na face, na região das bochechas, na cabeça e perto do ouvido. O tratamento, através de laserterapia de baixa potência, dura cerca dez sessões, sendo uma por semana, realizada na quinta ou na sexta-feira.

Atuam na iniciativa sete pesquisadores e três fonoaudiólogos. Em média, 12 pacientes são atendidos por semana. “Este é um projeto de pesquisa e de extensão que existe há dois anos. Desejamos mensurar os efeitos desse método para a reabilitação de pacientes com essa disfunção”, explica o docente.

Os critérios de seleção dos pacientes não podem ser divulgados por questões éticas e metodológicas da pesquisa. Os atendimentos serão individuais, a fim de atender as especificidades de cada caso, e existe uma série de etapas, norteadas por protocolos específicos, para chegar ao diagnóstico. “As intervenções fonoaudiológicas atuam nas estruturas e nas funções estomatognáticas, ou seja, articulação temporomandibular, mastigação, sucção e deglutição. Esperamos proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes, com a diminuição ou a eliminação das dores, a partir da harmonia do Sistema Estomatognático”, afirma o pesquisador.

Em João Pessoa e na Paraíba, são poucos os serviços que promovem tratamento para DTM, principalmente na área pública, segundo Alves. A Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFPB realiza, hoje, atendimentos fonoaudiológicos nas áreas da linguagem, motricidade oral, voz e audição. Ao todo, 20 profissionais e 70 estudantes atendem, em média, 500 pessoas por semana.

ACS | Pedro Paz. Fotografia: acervo da Clínica-Escola.