CNPq inscreve para Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte

Está oferecendo os seguintes prêmios para os ganhadores: primeiro lugar, R$ 8 mil; segundo lugar, R$ 5 mil; terceiro lugar, R$ 2 mil; inscrições até 30 de agosto

Estudantes de graduação e pós-graduação; docentes e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderão concorrer ao Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, que foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPq). As inscrições já estão abertas e prosseguirão até o dia 31 de agosto.

De acordo com o edital divulgado, o prêmio tem como objetivo fomentar a produção de imagens com temática de ciência, tecnologia e inovação. Além, claro, de contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

O CNPq está oferecendo os seguintes prêmios, para ganhadores deste concurso: primeiro lugar, R$ 8 mil; segundo lugar, R$ 5 mil; terceiro lugar, R$ 2 mil. O primeiro colocado de cada categoria terá direito à passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da SBPC, em julho do próximo ano, em local a ser definido, para expor suas imagens e receber a premiação.

O prêmio é atribuído às seguintes categorias: 1) imagens produzidas por câmeras fotográficas (ambiente silvestre e antrópico); 2) Imagens produzidas por instrumentos especiais (ópticos, eletromagnéticos, eletrônicos: Lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raio x, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio, Pet Scan.

As imagens onde figurem pessoas passíveis de serem reconhecidas devem vir acompanhadas de carta digitalizada assinada por elas autorizando o uso da sua imagem. Nas imagens que contenham obras de arte deve haver a menção do autor em texto explicativo. Serão aceitas imagens com retoques artísticos na segunda categoria.

De acordo com o edital, os participantes deverão observar os seguintes itens: a candidatura tem caráter individual e indivisível; a inscrição efetuada na categoria inadequada será eliminada; a ficha de inscrição, texto e imagens, não poderão sofrer alterações após terem sido transmitidos ao CNPq; os trabalhos serão aceitos somente em língua portuguesa; as inscrições enviadas por qualquer outro meio que não o website do prêmio ou com informações incompletas serão desclassificadas; as imagens devem ser inéditas, ou seja, nunca terem sido utilizadas para fins de concurso; o CNPq não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos de rede, por isso, recomenda o envio das propostas com antecedência.

As inscrições devem ser feitas no site: http://www.premiofotografia.cnpq.br.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias