CNPq inscreve para Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promove a “13ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2015”. O Prêmio é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março.

O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

As categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica são apresentadas nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado, passagens aéreas e hospedagem para participar da próxima reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Podem concorrer na categoria Mérito Institucional os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que tenham bolsistas inscritos no Prêmio. A instituição agraciada receberá um troféu.

As coordenações do PIBIC e PIBITI das universidades e das instituições de pesquisa devem indicar, por e-mail, para concorrer à etapa nacional, até 6 bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (3 por categoria, sendo 1 por cada grande área de conhecimento) que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no 2º semestre de 2015.

Para esta edição, o Prêmio apresenta duas novidades:

Podem participar bolsistas que desenvolveram projetos no período compreendido entre 1º de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015, independente da continuidade ou renovação da bolsa para o próximo período.

O prazo para que os agraciados solicitem a bolsa de mestrado passou de 12 para 24 meses, contados a partir da cerimônia de premiação.

O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 27 de maio de 2016 no endereço  www.destaqueict.cnpq.br. No site também é possível obter informações complementares e o formulário de indicação.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria