Colóquio de Pesquisa e Educação Superior acontece na UFPB

Com o tema “Saberes, Tecnologias e os Desafios para a Formação”, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sediará o “III Colóquio Internacional de Pesquisa e Educação Superior”, marcado para o período de 9 a 11 de dezembro, no Centro de Educação (CE), Campus I em João Pessoa.

Em sua terceira edição, o colóquio  tem o objetivo de reunir professores, investigadores, alunos de graduação/pós-graduação, professores da educação básica e profissionais interessados na temática para dialogar sobre as políticas, programas e ações relativas ao que concerne aos saberes, tecnologias e os desafios para a formação.

Para a primeira atividade foi convidada a professora Uceda Maza Francesc Xavier, da Universidade de Valência – Instituto Interuniversitario de Desarrollo Local. Ela ministrará, às 19h30, no auditório do Centro de Educação a conferência com o tema “Democratização dos saberes e a relação entre Universidade e Desenvolvimento Local”. A coordenação é da professora Edineide Jezine, do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA/CE/UFPB).

As inscrições para envio de texto completo podem ser feitas até o dia 30 deste mês, por intermédio do site www.coipesu.com.br. No mesmo endereço eletrônico também estão disponíveis todas as informações sobre a programação do evento que, além da apresentação de trabalhos, terá conferência, debate, lançamento de livros, coquetel e apresentação cultural.

O “III Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior” é uma iniciativa de Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NEPES); do Grupo de Pesquisa em Educação Superior e Sociedade (GEEPES); do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA/CE/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior – Mestrado Profissional (MPPGAV/CE/UFPB), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE).

Entre outros, foram elencados os seguintes temas para apresentação durante o colóquio: Democratização dos Saberes e Tecnologias para a aprendizagem; Inclusão e Diversidades em espaços institucionais; Formação Docente e Gestão na Escola Básica; Educação Superior: expansão, acesso e permanência; e Educação Superior e Formação Strictu Sensu.

O colóquio continua quinta (10) e sexta-feira (11), o dia todo no auditório do Centro de Educação. Serão realizadas mesas de debate, oficinas de formação, comunicações orais e apresentação de pôsteres.

Para se inscrever e obter outras informações no Centro de Educação no Campus I da UFPB pelo e-mail coloquionepes@gmail.com; ou pelo telefone (83) 3216-7444.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo