Colóquio Internacional Leibniz no Nordeste acontece na UFPB

O “I Colóquio Internacional Leibniz no Nordeste” acontece nos dias 13 e 14 de novembro nos auditórios 411 e 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB), Campus I em João Pessoa. O Colóquio é organizado pela área de Filosofia do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCAE) – Campus IV e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do CCHLA.

Reunindo pesquisadores do Nordeste que estudam e divulgam a filosofia do pensamento de Leibniz, o evento contará com a presença do professor Paul Rateau, da Universidade de Paris I - Pantheon Sorbonne e da professora Vivianne de Castilho Moreira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A mesa-redonda começa às 14h30 com o tema “Encontros com Leibniz”, com a professora Maria Clara Cescatto e do professor Gabriel de Medeiros Lima, UFPB; professor Eduardo Ruttke Von Saltiel do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/Santa Maria), Rio Grande do Sul; e da professora Mitieli Seixas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A conferência de abertura “Leibniz ET Le meilleur des mondes possibles” será do professor Paul Rateau da Paris I - Pantheon Sorbonne e acontecerá às 19h30, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), Campus I da UFPB.

No dia 14 a programação prossegue das 9h às12h, nos auditórios 411 e 412 do CCHLA, com a Sessão de Comunicações. À tarde, as atividades reiniciam às 14h30, com a mesa-redonda “Nuances do Pensamento de Leibniz”, com o professor Cristiano Bonneau da UFPB e da professora Vivianne de Castilho Moreira da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para encerrar o evento está programada a Conferência “Leibniz e o problema da linguagem”, no auditório 411, às 19h30, com a professora Vivianne de Castilho Moreira da UFPR.

O “I Colóquio Internacional Leibniz no Nordeste” é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Leibniz e o leibnizianismo no Brasil e o grupo de extensão “Os Filósofos e o Céu”.

As inscrições para ouvintes ocorrerão no credenciamento, dia 13 de novembro, ou pelo SIGAA. Para a submissão de resumos, enviar para o e-mail: coloquioleibniz@gmail.com. Os resumos deverão conter no máximo 300 palavras.

Gottfried Wilhelm Leibniz (1646 - 1716) foi um filósofo, matemático, cientista, diplomata e bibliotecário alemão, nascido em Hanover. Ficou conhecido por ter criado o termo "função" na matemática e o desenvolvimento do cálculo moderno.

Wilhelm Leibniz formou-se em Direito, pela Universidade de Leipzig. No ano de 1666 escreveu sua primeira obra "De Arte Combinatória" no qual formulou um modelo que seria o precursor teórico da computação moderna. Leibniz também teve formação superior completa em filosofia.

Leibniz teve importantes contribuições nas áreas da física, metafísica e da engenharia, além da matemática e da filosofia, onde criou diversos princípios, como da contingência, da liberdade, das mônadas e outros.

Outras informações sobre o Colóquio no endereço eletrônico http://coloquio-internacional-leibniz-no-nordeste.webnode.com.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo