O grupo Trombone Unit Hannover, se apresenta em João Pessoa nesta terça-feira (13) na Igreja São Francisco, na programação do Festival de Música Virtuosi
O tradicional Festival Internacional de Música, realizado há 14 anos em Recife, vem este a ano a João Pessoa, numa parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de acordo com informações do professor Eli-Eri Moura, do Departamento de Música da UFPB. A apresentação é aberta ao público e gratuita, às 20h. A apresentção da Faz do tradicional Festival Internacional de Música Virtuosi, que este ano foi estendido à Paraíba.
Formado por oito trombonistas, o grupo apresentará um programa especialmente elaborado para o Festival em João Pessoa. O Trombone Unit Hannover foi formado por ocasião do Deutscher Musikwettbewerb 2008 e consiste de oito jovens que são estudantes ou ex-estudantes da Escola Superior de Música e Teatro de Hannover. Vários dos membros do grupo já tocam nas melhores orquestras alemãs, tais como Bamberg, Colonia, Baden-Baden e Freiburg, Staatsoper Hannover. Prêmios em concursos nacionais e internacionais também constam nas biografias dos seus integrantes, entre eles o ARD International Music Competition, o International Instrumental Competition Markneukirchen, Conn-Lindberg Competition e o Aeolus International Competition para Instrumentos de Sopros.
O grupo recebeu recentemente o primeiro prêmio no Deutschen Musikwettbewerben 2011. Sob os auspícios do Ministério da Cultura e do BNDES, o XIV Virtuosi se divide, neste ano, entre o Teatro de Santa Isabel, no Recife, Igreja da Sé, em Olinda, e a Igreja de São Francisco, em João Pessoa. De 06 a 18 de dezembro, o Festival, que dedica esta edição aos compositores Franz Liszt e Gustav Mahler, mantém a tradição de trazer grandes nomes internacionais.
Visando também o foco da educação, o Festival iniciou suas atividades no dia 6 de dezembro com o Virtuosi Diálogos – A Música Contemporânea do Nordeste –, série de palestras com compositores nordestinos, entre eles Antonio Madureira, Eli-Eri Moura, Liduíno Pitombeira e Marcílio Onofre, com apresentação de obras dos mesmos pelo Grupo Sonantis (do COMPOMUS/UFPB).
Na sexta-feira, 16 de dezembro, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, Recife, haverá a apresentação da Cantata Bruta, pela Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa – OCCJP, Coro Sonantis, solistas e declamadores, sob a regência de Eli-Eri Moura. Com texto de W. J. Solha e música de seis compositores atuantes na Paraíba (Didier Guigue, Eli-Eri Moura, J. Orlando Alves, Marcílio Onofre, Valério Fiel e Wilson Guerreiro), a Cantata Bruta foi recentemente estreada em João Pessoa, por ocasião da homenagem prestada pela FUNESC e FUNJOPE aos 70 anos de vida de W. J. Solha. Toda a programação do XIV Virtuosi é gratuita e pode ser verificada no portal: http://www.virtuosi.com.br/