Comemoração do dia da África tem palestra e confraternização

As inscrições para quem desejar participar do evento já estão abertas e podem ser feitas no blog do Neabi; evento será nesta sexta-feira (24), no CCHLA

Para comemorar o Dia da África, que transcorre em 25 de maio, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estará promovendo nesta sexta-feira (24) uma palestra e uma confraternização.

A palestra, que abordará o tema “Unidade Africana (1963-2013): meio século de história”, será proferida pelo professor Elio Flores, da Universidade Federal da Paraíba, nesta sexta-feira, das 9h ao meio dia, auditório 411 do CCHLA.

As inscrições para quem desejar participar do evento já estão abertas e podem ser feitas no blog do Neabi, que está hospedado no endereço http://neabi-ufpb.blogspot.com.br/. Os participantes receberão certificados, segundo os organizadores do evento.

De acordo com a programação divulgada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba, a confraternização será na sede sócio-cultual da ADUFPB, na Rua Gilvan Muribeca, nº 88, Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, a partir das 22 horas da sexta-feira. Os participantes devem pagar uma taxa de R$ 15,00

Neabi/UFPB

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal da Paraíba é um espaço que congrega pesquisadores e interessados em diversas áreas do conhecimento que têm como ponto fulcral as relações etnicorraciais na sociedade brasileira e, especificamente, paraibana.

Na Universidade Federal da Paraíba professores/as vêm realizando atividades de pesquisa, ensino e extensão acerca de tais temáticas, nos últimos anos. No entanto, o trabalho individualizado, ou com pouca articulação entre os pares, dificulta tais realizações. A partir de tal constatação, e do exemplo de outras universidades, alguns desses professores/as iniciaram a discussão com o intuito de criar o Neabi/UFPB.

Assim, retomando a discussão promovida em anos anteriores, em fevereiro de 2011 foi realizada pelo grupo autodenominado de “Comissão Pró-Neabi”, a primeira atividade com objetivo de criar o núcleo, contando com a presença de professoras/es de diferentes centros e departamentos da UFPB. A atual conjuntura da universidade, que conta com um expressivo grupo de estudiosos sobre a temática da população negra e o fato de a UFPB ser a única universidade pública do Estado ainda sem uma organização desse tipo, reforçaram a necessidade de tal realização.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias