A reitora da UFPB Margareth Diniz reuniu-se, na segunda-feira (4), com integrantes da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal e Enfrentamento do Problema de Abandono de Animais Domésticos nos Campi da UFPB (CDBA/UFPB).
A comissão foi instituída de forma permanente com a Resolução 4/2016 do Consuni, publicada em maio. É presidida pelo professor Jaílson José Gomes da Rocha, que foi acompanhado, nesta primeira reunião, pelo vice-presidente professor Francisco José Garcia Figueiredo, pela secretária executiva Santuza Mônica da Fonseca e pelo vice-reitor da UFPB Eduardo Ramalho Rabenhorst - também membro da comissão. Foram tratados assuntos relativos à instalação da CDBA, como espaço físico e funcionamento, e os próximos passos para sua consolidação.
“A comissão é iniciativa inédita na instituição, colocando, pela primeira vez, a questão dos direitos dos animais na pauta das preocupações da UFPB”, pontuou Rabenhorst. O vice-reitor destacou, ainda, a importância da parceria exitosa com o Centro de Zoonoses da Prefeitura de João Pessoa nas ações de castração no campus I, bem como a existência do Hospital Veterinário no campus de Areia, para a colaboração em ações locais demandadas pela CDBA.