Comissão do MEC analisa Curso de Ciências Agrárias a Distância

O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), Campus III em Bananeiras, recebe a visita de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC). Os dois avaliadores são: o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual do Piauí (UESPI - Campus de Teresina), Luis Gonzaga Medeiros de Figueredo Junior e o Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA – Sobral/CE), Petrônio Emanuel Timbó Bragado. Eles analisam o processo de reconhecimento do Curso de Graduação em Ciências Agrárias a Distância ofertado pelo CCHSA.

Durante a visita os dois avaliadores tiveram a oportunidade de averiguar todas as documentações e detalhes do funcionamento do curso, participaram de reuniões com a Direção do Centro, Coordenação do Curso e outros dirigentes da UFPB, da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFPB), com os professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE), bem como com o corpo de professores, tutores, equipe técnica e alunos de 7 Polos que compareceram à avaliação.

Foram feitas também visitas às instalações físicas da UEAD em João pessoa e às do Campus Universitário de Bananeiras, incluindo os laboratórios didáticos e produtivos, biblioteca, salas de aula, ambientes de apoio e assessorias administrativas, acadêmicas e de extensão.  Houve uma visita presencial ao Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Mari (PB), e tomaram conhecimento das atividades do Polo de Itapicuru (BA), por meio do recurso multimídia web-conferência.

Iniciado em 2008, a equipe de trabalho do curso inclui tutores e professores, em sua maioria com pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado. Quatro alunos estão embarcados em navios em outros países. Já passaram pelo Curso 1949 alunos, tendo sido diplomados 257 Licenciados em Ciências Agrárias até dezembro de 2014. O curso está espalhado nos 19 Polos da UAB, sendo na Paraíba concentrados nos Polos de Conde, Lucena, Cuité de Mamanguape, Mari, Alagoa Grande, Cabaceiras, Livramento, Taperoá, Coremas, Itabaiana e Itaporanga; em Pernambuco, no Polo de Limeoeiro; no Ceará, no Polo de Ubajara, situado na serra da Ibiapaba, abrangendo uma região horti-fruti-granjeira e boa parte do Piauí; e na Bahia, nos Polos de Itapicuru, Esplanada, Mundo Novo e Paratinga, rica em assentamentos da reforma agrária e agricultura familiar.

Atualmente o curso envolve 157 profissionais entre professores e tutores e tem garantido a formação e inserção social e profissional de muitos jovens e adultos. O curso conta ainda com convênios de cooperação e intercâmbio entre a UFPB e outras instituições brasileiras e estrangeiras, o que permite aos estudantes realizarem estágios na rede publica estadual e municipal de ensino, além de poder fazer mobilidade estudantil em outras instituições dentro e fora da Paraíba e também no exterior.

O resultado com a nota da avaliação, feita pelos avaliadores do INEP/MEC, deverá sair nos próximos dias.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria