Comissão Eleitoral homologa candidaturas a reitor da UFPB

Participam do pleito no dia 16 de maio os candidatos José Rodrigues Filho, Lúcia de Fátima Guerra, Luiz Renato Pontes, Margareth Diniz e Otávio Mendonça

A Comissão Especial para pesquisa eleitoral junto à comunidade universitária para escolha do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu pela homologação de todas as candidaturas inscritas até sexta-feira passada, dia 16. Concorrem ao pleito, que será realizado no dia 16 de maio, os candidatos José Rodrigues Filho (do Centro de Ciências Sociais Aplicadas/ CCEN), Lúcia de Fátima Guerra (pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários/Prac), Luiz Renato Pontes (professor do Centro de Tecnologia/CT), Margareth Diniz (diretora do Centro de Ciências da Saúde/CCS) e Otávio Mendonça (diretor do Centro de Educação/CE).

De acordo com o presidente da Comissão Especial Eleitoral, Jonábio Barbosa dos Santos, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, logo após a definição das comissões setoriais, que funcionarão em cada um dos campi, será formalizado o calendário de debates entre os candidatos.  Conforme o que foi pré-definido pela comissão, os debates deverão ter início no dia 3 de abril, às 9h, no Auditório da Reitoria, Campus de João Pessoa. O segundo debate acontecerá no dia 11 de abril, às 13h, no Auditório Central do Campus II, em Areia. No dia 18, às 9h, será a vez do Campus III, em Bananeiras. No dia 25, também às 9h, o debate acontecerá no Campus IV, em Rio Tinto/Mamanguape. O último debate acontecerá no dia 9 de maio, às 19h, no auditório da Reitoria, em João Pessoa.

Jonábio Santos acrescentou que, nos próximos dias, também estará disponível, via internet, um site exclusivo sobre as eleições 2012, cuja manutenção ficará a cargo do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da UFPB. Ele lembrou que, se houver segundo turno, a votação será no dia 30 de maio. A Comissão de Ética é presidida pelo professor Paulo Amilton Maia Leite Filho, do Centro de Ciências Aplicadas (CCSA).

O que diz a resolução

De acordo com a resolução nº 01/2012, está mantido o voto paritário entre professores, alunos e servidores técnico-administrativos, com igual peso (1/3) para cada categoria. Estudantes dos cursos de educação à distância poderão votar, mas esses seus votos não serão computados no universo de eleitores, devendo ainda votar em separado.

O documento, publicado no dia 29 de fevereiro de 2012, define, também, que não será permitida a afixação de cartazes e faixas em muros, portas, grades e outros locais da instituição; e que a divulgação das candidaturas deverá operar-se nos limites do debate de ideias e defesa das propostas contidas nos programas dos candidatos.

Fica vedada a propaganda dos candidatos em rádio, televisão, jornais e sítios na WEB, que não sejam os criados pelos próprios candidatos. Não será permitido o uso de outdoors, bem como de propaganda sonora através de veículos de som, charangas e batucadas, dentro e fora dos campi da UFPB. Para os candidatos serão disponibilizados painéis a serem afixados em pontos previamente definidos pela Comissão Eleitoral nos campi da UFPB.

Conforme a legislação em vigor, o reitor de uma universidade federal é nomeado pelo Presidente da República, a partir de uma lista tríplice enviada ao Ministério da Educação pelo Conselho Superior da instituição, podendo haver uma consulta pública prévia. O mandato do futuro reitor da Universidade Federal da Paraíba compreenderá o período 2013/2016.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho