Comissão organiza preparativos finais para Eleições

Comissão garante segurança, espera uma eleição tranquila e orienta: eleitores devem digitar 0 (zero) e em seguida o número do candidato

A Comissão Eleitoral, que coordena o processo de sucessão para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está ultimando os preparativos para a consulta junto à comunidade universitária, que será realizada nesta quarta-feira (16). O presidente da Comissão Eleitoral, Jonábio dos Santos, informou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou 67 urnas, que serão distribuídas nos quatro campi da UFPB.

No Campus I, em João Pessoa, a votação acontecerá na Central de Aulas, onde 48 urnas (46 eletrônicas e duas urnas de lona) estarão à disposição da comunidade acadêmica. As duas urnas de lona da Capital servirão para captação dos votos em separado. As outras 19 urnas, todas de lona, foram assim distribuídas: cinco para o Campus II (Areia); cinco para o Campus III (Bananeiras); seis para o Campus IV (Mamanguape/Rio Tinto); e três para a Faculdade de Direito (Santa Rita).

Segurança

Jonábio dos Santos disse que o TRE designou cinco funcionários (técnicos em informática) da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para dar suporte ao processo eleitoral. Ele ressaltou que haverá um membro da Comissão Eleitoral em cada um dos campi.

O presidente da Comissão Eleitoral informou também que os eleitores devem ficar atentos na hora de votar, acrescentando o zero ao número do candidato preferido. Ou seja, se quiser validar o voto, o eleitor terá que, primeiro, digitar o “zero” e, em seguida, o número do seu candidato. A votação será realizada das 8 às 21 horas, com a apuração começando logo em seguida.

O presidente da Comissão Eleitoral, Jonábio dos Santos, confirmou que vai contar com o apoio da Polícia Federal no dia do pleito. Segundo ele, a solicitação da presença da PF se deu por conta dos últimos acontecimentos relacionados à eleição, sobretudo o que ocorreu no último dia 10, que resultou no cancelamento do debate. Além dos policiais federais, 50 agentes de segurança da própria UFPB foram escalados para dar cobertura ao processo.  “O objetivo da comissão é garantir o trabalho de quem está envolvido no processo eleitoral, como os membros da comissão, o pessoal de apoio e, principalmente, os próprios eleitores”, destacou.

Jonábio aproveitou para dizer que, apesar do clima acirrado dos últimos dias, aguarda que a votação transcorra dentro da normalidade. “Esperamos que seja o mais tranquilo possível, afinal, neste momento em que o processo está se afunilando é de se esperar que os candidatos e seus militantes deem o melhor exemplo”, observou.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho