Comissão Própria de Avaliação seleciona projetos de pesquisa em Políticas Acadêmicas

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou edital para selecionar projetos de pesquisa na área de Políticas Acadêmicas, nas dimensões de “Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, “Comunicação com a Sociedade” e “Políticas de Atendimento aos Discentes”, conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Os projetos deverão planejar pesquisas em etapas, com a elaboração de instrumentos visando à coleta de dados para a avaliação interna da própria instituição. Após a coleta, cada projeto deverá sistematizar e analisar os dados, com a finalidade de elaborar um relatório final, para divulgar todos os resultados obtidos. Artigos, resumos e livros sobre as pesquisas também serão produzidos.

Docentes da UFPB interessados deverão submeter as propostas até o dia 01 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na sala da CPA, no 1° andar do prédio da Reitoria, no campus-sede, em João Pessoa. No ato, o formulário de inscrição deverá ser entregue devidamente preenchido e o projeto de acordo com as orientações do edital.

Cada docente poderá coordenar apenas um projeto. Serão classificados aqueles que atingirem, no mínimo, média 7,0. As equipes poderão, ainda, ser constituídas de professores colaboradores e de alunos bolsistas, voluntários e colaboradores. Inicialmente, serão oferecidas seis bolsas de estágio para estudantes, que serão distribuídas, proporcionalmente, entre as propostas selecionadas.

A lista definitiva dos projetos selecionados será divulgada em 16 de novembro. A seleção dos discentes deverá ocorrer de 19 a 23 de novembro, pelo professor orientador. O resultado final será divulgado a partir do dia 07 de dezembro e terá validade até 28 de fevereiro de 2020, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, a critério da CPA.

Os alunos bolsistas selecionados iniciarão seus estágios a partir de janeiro de 2019, após o término do período eleitoral exigido pela legislação pertinente para contratação de estagiários pelo serviço público. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3216.7271 ou pelo e-mail cpa.reitoria.ufpb@gmail.com.

Pedro Paz - Ascom/UFPB | Imagem: Divulgação