O Comitê de Solidariedade ao Povo Haitiano, composto por docentes e discentes da UFPB, promove a campanha “A união faz a força: nós também somos Haiti”. O objetivo é arredacar roupas, água e alimentos não perecíveis, além de doações em dinheiro, para auxiliar haitianos em condições de vulnerabilidade devido à passagem do furacão Matthew pelo país no mês passado.
Há três caixas de coleta no campus I da UFPB para receber os donativos: no hall da reitoria, na entrada do prédio da reitoria ao lado da garagem e na Adufpb.
As contribuições em dinheiro podem ser feitas por depósito na conta n⁰ 34.955-0, da agência 1619-5 do Banco do Brasil - do titular Jugniord Fleurime, ou pelo site: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/campanha-de-solidariedade-ao-haiti.
Entenda o caso
O furacão Matthew atingiu o Haiti em 4 de outubro e durou três dias, resultando em mais de 1 mil mortos, centenas de feridos e muita destruição. Os maiores danos foram causados no sul do país, onde estava concentrada a produção agrícola. A região abriga cidades e povoados em que a população já vivia em condições precárias.
O Haiti, que tem um histórico de opressão e exploração, foi mais recentemente devastado por furacões em 2004 e em 2008, esse seguido de tempestades sucessivas, e por um terremoto em 2010. Enfrenta, desde então, o desafio de uma eterna reconstrução. A tragédia atual acontece no momento em que o Haiti passa também por uma crise política. As eleições presidenciais de 2015 foram anuladas por fraude e nova votação estava marcada para 9 de outubro. As escolas, que seriam utilizadas como zonas eleitorais, estão danificadas ou destruídas.
Os danos provocados pela passagem do furacão Matthew estão calculados em US$ 2 bilhões, o que representa 20% do Produto Interno Bruto do país, debilitando a já mais frágil economia do Caribe.
No momento, são relatados vários surtos de cólera, que ocorre por água contaminada e é rapidamente disseminada. Cerca de 1,4 milhão de pessoas estão em condições de vulnerabilidade no Haiti, sem alimento e sem abrigo.
Toda ajuda humanitária é bem-vinda.
“A união faz a força” - é o lema da bandeira haitiana.
...............
Para mais informações sobre a campanha, entre em contato com o Comitê pelos seguintes canais:
Facebook - https://www.facebook.com/ufpbhaiti/
Whatsapp - (83) 99818-0812 - Jugniord / (83) 98805-1337 - Clareana
E-mail - jugniordfleurime@gmail.com
Membros do Comitê de Solidariedade ao Povo Haitiano
Jugniord Fleurime: Graduando em Engenharia Civil (UFPB)
Clareana Cendy Borba de Lucena: Graduanda em Pedagogia (UFPB)
Wilma Martins de Mendonça: Professora de Letras da UFPB
Ana Paula Romão: Professora de Pedagogia da UFPB
Petervens Dumas: Graduando em Medicina (UFPB)