Comitê da Diversidade é pauta em reunião na reitoria

Representantes do Fórum UFPB da Diversidade, Gênero e Sexualidade estiveram reunidos com a reitora Margareth Diniz e a vice-reitora Bernardina Freire na tarde de hoje, 6 de fevereiro, na Reitoria.

O coordenador do fórum Eduardo Guimarães estava acompanhado de Marli Soares (dos movimentos sociais Maria Quitéria e de Mulheres Negras) e Fernando Luiz (Movimento Espírito Lilás - MEL). A pauta foi a criação do Comitê da Diversidade da UFPB, liderado pela vice-reitora.

“O comitê vai tratar as questões de intolerância relativas a gênero, raça, religião, etnia, entre tantas, no nível da UFPB enquanto instituição educadora, e trazer esses temas como o centro de ações da universidade”, explicou Bernardina.

Entre as ações que estão sendo estudadas, citou campanhas de comunicação, palestras e workshops, a instalação de uma ouvidoria da diversidade, a criação de um repositório de produção acadêmica voltado ao tema e a atuação de subcomitês nos campi. “Precisamos enfrentar questões que aparecem nos discursos, mas não encontram correspondência na realidade, e tornar a diversidade a norteadora da prática acadêmica”, esclareceu a gestora.

Guimarães elogiou a iniciativa e o início do diálogo entre as entidades. O coordenador apresentou demandas, entre elas, a solução para problemas administrativos recorrentes com relação à precedência do nome social de estudantes transgêneros. A reitora garantiu que os problemas serão sanados.

Participaram também da reunião o pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho, o diretor de política sindical da ADUFPB Fernando Cunha e o chefe de gabinete da UFPB em exercício Raimundo Barroso Cordeiro Júnior.

ACS | Rita Ferreira