COMPOMUS-UFPB marca lançamento do site nacional do Sesc

Obra de Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre, executada pelo grupo Sonatis, marca o lançamento, no Espaço Cultural José Lins do Rego,  do site Partituras

Um concerto com composições dos maestros e professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre, marcará, em João Pessoa, o lançamento oficial do site nacional Sesc Partituras, que acontece no sábado, dia 14. As composições serão executadas ao vivo pelo grupo Sonantis – quarteto de música contemporânea do laboratório COMPOMUS da UFPB (foto).  O quarteto de cordas coordenado pelos dois compositores abre o evento, gratuito, às 17 horas, no Auditório Verde do Espaço Cultural, na capital.

O lançamento acontece simultaneamente em 23 estados, tendo como destaque músicos locais com repertório de músicas que estão inclusas no site. O site do Sesc Partituras permitirá ao público em geral o acesso a uma biblioteca virtual de música formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas. O objetivo é difundir a música brasileira, estimular a formação de grupos de câmara e possibilitar ao público o contato com a riqueza da musica escrita no Brasil. O acervo será disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca eficiente que permitirá visualização e audição integrais de cada obra, o que é de suma importância para consultas efetuadas por usuários da área, sobretudo no caso de músicas inéditas.

Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão. Entre as obras do acervo, estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país; além de obras de  compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando e Eli-Eri Moura.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site: www.sesc.com.br/sescpartituras.

Agência de Notícias da UFPB - com Assessoria