Uma noite para debater os avanços da comunicação e a necessidade de uma legislação mais específica. Esses foram os temas discutidos, na noite desta quinta-feira (20), durante a abertura do Seminário "Os Novos Desafios da Comunicação" que está sendo promovido pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB.
O evento, que integra a programação dos 60 anos da Universidade Federal da Paraíba, foi aberto com as palavras do vice-reitor, Eduardo Rabenhorst. Fizeram parte da mesa Adolpho Loyola, diretor de Acompanhamento e Avaliação do Ministério das Comunicações e expositor da noite, e os debatedores Rodrigo Soares, assessor especial do Ministério das Comunicações, Rafael Freire, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, o jornalista Lenilson Guedes, Arimateia França, secretário de Comunicação da CUT-PB e o presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB-PB, Alexandre Guedes.
Na pauta da discussão estiveram os avanços alcançados com o marco regulatório da internet, os aplicativos internacionais que usam as redes brasileiras sem recolhimento de impostos, a falta de identidade cultural com a grande veiculação de produtos estrangeiros nos meios de comunicação, os desafios que tem a comunicação com a falta de leis específicas e a desatualização das que existem. Também foi destacada a importância da criação da Rede Nordestina de TVs Públicas para a divulgação da produção regional.
O Seminário segue nesta sexta-feira (21) com a participação de estudantes, professores, além de profissionais do mercado da comunicação paraibana.
Abaixo, confira a programação de hoje.
14h - Comunicação: Convergência de Mídias e Liberdade de Informação
Expositores: Rodrigo Soares, assessor especial do Ministério das Comunicações
Guido Lemos, professor do o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) da UFPB
Debatedores: Percival Henrique (ANID)
Sônia Lima (FNDC)
Moderador: Pedro Nunes (UFPB/PPJ)
17h - Encerramento