Professores e estudantes terão até 31 de dezembro para fazer a autoavaliação da Universidade e os técnicos administrativos vão avaliar na próxima etapa
A Avaliação das Instituições de Ensino Superior (AVALIES) foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), pela Lei 10.861 de 14/4/2004, é uma autoanálise que a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) faz da sua instituição, através de instrumentos que avaliem quantitativa e qualitativamente questões acadêmicas, de infraestrutura, entre outras.
Esse processo é parte da Avaliação das Instituições de Ensino Superior (AVALIES) e tem como objetivo detectar potencialidades e fragilidades das Instituições de Ensino Superior (IES), buscando possíveis causas e identificando metas não atingidas, para que se possa melhorar a qualidade do ensino superior.
Os resultados da avaliação permitem o aperfeiçoamento tanto pessoal (dos docentes, discentes e técnicos administrativos) quanto institucional, “pelo fato de colocar todos os atores em um processo de reflexão e autoconsciência institucional".
Segundo a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professora Lucienne Espíndola, estarão envolvidos no processo de Autoavaliação da UFPB (avaliando e sendo avaliados), nesta primeira etapa, estudantes e professores, porém, em etapas posteriores, os técnicos administrativos também participarão desse processo.
O Projeto Piloto de avaliação ficará disponível entre 28/11 e 31/12/2011 no site: http://sistemas.ufpb.br/sigaa
Professores e alunos que ainda não estão cadastrados no SIGAA, antes de começar a avaliação, deverão fazer o cadastramento no sistema. Dúvidas poderão ser tiradas pelo endereço: www.nti.ufpb.br/suporte
A CPA funciona na sala 14, 1° andar, Reitoria. Contato: 3216-7271, e-mail: cpa@reitoria.ufpb.br
A CPA estabeleceu um calendário de visitas aos Centros de ensino para divulgar a Autoavaliação Institucional na UFPB. Para esses encontros, estão sendo convidados os coordenadores de cursos, chefes de departamentos, representantes de estudantes (CAs) e dos professores. Nesse espaço, membros da CPA da UFPB apresentam o Instrumento de Autoavaliação da UFPB e discutem: os objetivos da autoavaliação; quem avaliará, quem será avaliado; quais os benefícios da autoavaliação; a importância da autoavaliação; onde estará disponível o instrumento de autoavaliação.
A CPA na UFPB é constituída de 29 membros: representantes docentes, discentes, técnicos administrativos e da sociedade civil e conta com uma equipe técnica composta por especialistas. A presidência é da professora Lucienne Espíndola.
Representantes dos Docentes : Betânia Medrado, César Emanoel Barbosa de Lima, Cláudia Helena Soares de Morais, Erivaldo Pereira do Nascimento, João Andrade da Silva, Ludmila da Paz Gomes da Silva, Luiza Rosa Barbosa de Lima, Mabel de Barros Batista, Maria da Salete Barboza de Farias, Renata Paes de Barros Câmara, Rogéria Gaudêncio do Rego, Teresa Helena Tavares Maurício.
Representantes dos Técnicos Administrativos: Aline Lucena Costa Pereira ,Danilo Monteiro Gomes , Fernando Antonio de Brito, Ivaldo Medeiros da Nóbrega , Luciane Alves Coutinho Sarmento, Risomar de Farias Oliveira , Terezinha Alves Fernandes.
Representantes dos Discentes: Ramísio Vieira de Souza, Robson Arruda dos Santos, Adelmo Medeiros , Kievnny da Silva, Giácomo Galdino dos Santos Silva, Gabriel Chaves Neto, Cristiano Cabral dos Santos .
Representantes da Sociedade Civil Organizada: Francisco de Assis Fernandes , Odésio de Souza Medeiros.
Equipe Técnica:professores Antônio Marcos Moreira, Maria Dilma Simões Brasileiro, Paulo Hideo Nakamura e Uyguaciara Velôso Castelo Branco.