Concerto da OSUFPB é dedicado à obra de Tom Drumond

O concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) desta semana contemplará a obra do músico, cantor e compositor cearense Tom Drumond, que fará o lançamento de seu CD “Andarilho”, acompanhado pela orquestra de que ele mesmo faz parte. Tom Drumond é violoncelista oficial da OSUFPB e terá neste momento a oportunidade de ter a sua criação executada pelos seus pares. O concerto acontece nesta sexta-feira (25), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa - Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para o público.

Este é o décimo sétimo concerto de uma série de cerca de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal, música brasileira e produções de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB.

Tom Drummond

Filho de musicista, o cantor e compositor cearense Tom Drumond começou seus estudos aos seis anos, através do piano, estendendo-os para flauta, violão e finalmente sua atual paixão, o violoncelo, instrumento ao qual se dedicou no bacharelado em música pela UFPB. Foi vencedor do 1º Festival de Música da Rádio Universitária FM de Fortaleza - CE (2010), com a canção “Seu Santo”. Em 2012, foi premiado com o 2º. lugar do 1° Festival de Música Assembleia Legislativa do Ceará, com a canção “Ai de Mim”.  Em seu CD “Andarilho”, Tom aproveita sua sólida formação musical e produz canções que se diferenciam pela rica delicadeza de detalhes nas harmonias, melodias, letras e arranjos.

Tom Drumond é atualmente violoncelista permanente da OSUFPB e continua preparando outras empreitadas musicais na qualidade de cantor e compositor primoroso de canções e músicas instrumentais, que, em outros momentos, poderão abastecer o repertório da Orquestra de que faz parte.

“Andarilho”

Tom Drumond é bacharel pela UFPB e é a partir do ambiente sonoro de sua formação erudita que cria suas composições. São canções populares, mas que, ao ouvido mais atento, revelam camadas e detalhes com profundidade singulares.

Foi da busca por unir sua formação clássica com uma linguagem popular caprichosa, que o músico cearense foi levado a convidar Nilo Romero para produzir seu CD “Andarilho”. O produtor, compositor e músico, com vasto e bem sucedido currículo no universo pop brasileiro soube valorizar bem as características da criação de Tom Drumond, revelando para o cenário da música brasileira esse sensível compositor, que também se notabiliza pela suavidade e precisão na voz.

Além de ser autor de todas as letras e músicas, o compositor assina ainda os arranjos de cordas e metais do disco. A ficha técnica de “Andarilho” conta com a presença de grandes músicos. A lista passa por Marcos Suzano, Carlos Malta, Sacha Amback, Alberto Continentino, Christiaan Oyens, Jaques Morelenbaum, entre outros.

Momento pedagógico

A coordenação do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB, que administra a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue pelo menos meia hora antes do concerto para a pequena palestra que costumeiramente é proferida antes da apresentação e que presta esclarecimentos aos presentes sobre o conteúdo das obras musicais contempladas na noite.

Também lembra que, por motivo de segurança, não permitirá, em hipótese alguma, o acesso ao público quando a Sala de Concertos alcançar sua lotação máxima, que é de 300 pessoas.

A OSUFPB

A OSUFPB  pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e é ligada aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Para mais informações é só consultar o site da OSUFPB: www.osufpb.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria