Concerto da OSUFPB Cordas encerra semestre letivo na UFPB

A apresentação é organizada pelo Laboratório de Música Aplicada que vai promover concertos toda sexta-feira, sempre às 20h, na sala Radegundis Feitosa

Um concerto especial para concluir o semestre letivo da UFPB será protagonizado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OSUFPB Cordas nesta sexta-feira (26), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, sob a regência do maestro convidado Carlos Anísio, com entrada franqueada ao público.

Este grupo é o segmento de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, recentemente inaugurada. A OSUFPB Cordas fará um programa diferenciado, dedicado à música brasileira. Três dos mais importantes compositores do país, representativos de diferentes períodos, serão interpretados. De Carlos Gomes, representante do Romantismo do século XIX, será apresentada a "Sonata em Ré" para orquestra de cordas. Do compositor Alberto Nepomuceno, do início do século XX, será executada a "Suíte Antiga". De Cláudio Santoro, compositor atuante na segunda metade do século XX, a OSUFPB Cordas tocará o "Mini Concerto Grosso".

O evento é organizado pelo LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), que administra a Sala Radegundis e a OSUFPB, e tem como Coordenador o professor Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha). O projeto do LAMUSI é promover um concerto da OSUFPB - Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba toda sexta-feira, sempre às 20h, na Sala Radegundis Feitosa. Nestes concertos se apresentarão a versão completa da OSUFPB (a Sinfônica) ou seus diversos segmentos: OSUFPB Jovem, Cordas, Sopros, Pop, dentre outros.

Depois do concerto desta sexta-feira (26) e após pequeno recesso, a OSUFPB Sinfônica voltará a se apresentar no dia 24 de maio, em concerto de abertura do próximo semestre letivo da UFPB.

O maestro

Carlos Anísio graduou-se em Música (1983) pela UFPB. Em 1997, obteve o título de Mestre em Regência Orquestral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a orientação do Dr. Erick Vasconcelos. Desde 1996, atua à frente do Coro de Câmara Villa-Lobos, grupo com o qual gravou 4 CDs. Docente do Departamento de Música da UFPB desde 1991 ocupou os cargos de Chefe do Departamento de Música (DeMús), por três mandatos, e de Coordenador de Extensão Cultural da PRAC, de 2009 a 2012. Exerce intensa atividade como compositor, arranjador, diretor e produtor musical em projetos fonográficos, de audiovisual e de artes cênicas. Em 2011, assumiu a direção artística da Orquestra de Câmera da Cidade de João Pessoa.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria