Concerto da OSUFPB homenageia o compositor paulista

ImprimirImprimir

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza seu oitavo concerto homenageando o compositor paulista José Eduardo Gramani. O evento, intitulado “Gramaniando: uma prosa entre cordas e vozes”, está marcado para esta sexta-feira (15), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é franca.

 

Este concerto é uma produção conjunta da OSUFPB com o Projeto Vozes, ambos pertencentes ao Departamento de Música da UFPB. Desta forma, está mantida a função pedagógica da instituição, uma vez que homenageia um compositor que dedicou sua vida à pesquisa da música popular brasileira.

 

Assim sendo, a OSUFPB põe seus músicos de cordas à disposição das composições ou arranjos do respeitado músico, falecido em 1998, que foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e que deixou um vasto legado para a música popular brasileira, além de ter se tornado uma referência no ensino da música. O Projeto Vozes traz professores e alunos que se integram no ensino de canto na UFPB.

 

Todas as peças tocadas neste concerto foram escolhidas por Daniella Gramani, filha do homenageado, que é professora de canto do Departamento de Música da UFPB. Ela fez adaptações para cordas de alguns dos arranjos do pai, além de fazer direção artística do concerto, que conta ainda com a participação de Caroline Pacheco, Maria Kamila Justino, Gabriela Ricci, Maria Juliana Linhares, Glauco Meireles, Erick Almeida, Jessica Cardoso, Elayne Cristini, Maria Alice Carvalho e Polyana Resende, todos ligados ao Projeto Vozes. Trata-se de um projeto de extensão da UFPB que visa estabelecer uma ponte entre os conteúdos trabalhados pelos alunos de canto popular e o palco. Em maior escala, busca construir uma ponte entre a universidade, a plateia e a comunidade.

 

O concerto é precedido por uma pequena palestra de abertura, que desta vez será proferida pela professora Daniella Gramani, comentando as obras apresentadas. A palestra ocorre quinze minutos antes da atuação da Orquestra e por esse motivo a coordenação da OSUFPB recomenda que o público comece a chegar pelo menos meia hora antes do início do concerto.

 

Este é o oitavo concerto de uma série de cerca de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal, música brasileira e produções de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB.

 

A OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

 

O Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), que administra a Sala Radegundis Feitosa, é coordenado por Leonardo Meira e a OSUFPB está sob a coordenação de Ulisses Silva, professores do Departamento de Música da UFPB.

 

José Eduardo Gramani

José Eduardo Gramani foi fundamentalmente um autodidata. Nasceu em São Paulo em 1944, mas passou sua infância em Itapira, onde alimentou seu gosto pelas cordas entre congadas e programas de rádio de música orquestral.

 

Estudou e lecionou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP), onde entrou em contato com a Rítmica pelas mãos da professora Maria Amália Martins. A partir de 1973 começou a desenvolver um trabalho próprio e inédito no ensino do ritmo, o que o levou a publicar os livros “Rítmica” e “Rítmica Viva”, imprescindíveis para quem deseja mergulhar no universo dos ritmos. Em 1980, Gramani atuou como professor convidado no Departamento de Música da UFPB e, no ano seguinte, em Campinas (SP), onde foi contratado como professor de Rítmica da UNICAMP, atuando ainda na Orquestra Sinfônica de Campinas. Também foi regente da Orquestra da Universidade Estadual de Londrina (PR) e de alguns corais como o Coralatex, também em Campinas.

 

Na década de 1990 atuou principalmente com grupos de câmara, gravações e composições, continuando o trabalho de rítmica na Unicamp. José Eduardo Gramani faleceu em 1998, deixando um vasto material produzido ainda a ser conhecido. Por ter sido um apaixonado pelas canções da música popular, fez arranjos para voz e cordas que já foram executados pela Oficina de Cordas de Campinas e pela Orquestra Sinfônica de Campinas.

 

Daniella Gramani, professora da UFPB e coordenadora do Projeto Vozes, é filha do consagrado professor e, tendo acesso a todo esse material, organizou este concerto.

 

Daniella Gramani

É professora da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Departamento de Música (DEMUS). Possui mestrado em Música (2009) pela Universidade Federal do Paraná, graduação em Educação Artística - habilitação em Música (1999) e especialização em Fundamentos da Música Popular Brasileira (2004) pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Foi integrante dos grupos artísticos Mundaréu e Noivas do Allfreddo (Curitiba-PR) e é membro da Associação Cultural Caburé. É cantora, arranjadora e toca percussão brasileira.

 

Na UFPB, vem atuando na graduação como professora de Canto Popular dos cursos Sequencial em Música Popular e Licenciatura em Música, além de ministrar outras disciplinas como Manifestações Musicais na Cultura Popular e Teoria Musical. Na extensão está a frente do Projeto Vozes (apresentações e aulas de canto popular).

 

Recentemente participou do projeto Rumos Coletivo do Instituto Itaú Cultural e do Projeto Pirralhim, música para criança pequena, atuando como diretora musical, cantora e instrumentista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Popular e Música na Cultura Popular Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: canto popular, ensino e aprendizagem do canto popular, fandango, rabeca e rítmica.

 

Contato pelo telefone (83) 3216-7143.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: