Concerto da OSUFPB homenageia o maestro Marcelo Vilor

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) faz o seu quinto concerto da temporada 2016 nesta sexta-feira (27), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I em João Pessoa. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Este concerto tem um tom especial por homenagear um compositor paraibano. Trata-se do músico, compositor e maestro Marcelo Vilor, que fará a regência do concerto todo dedicado à sua obra, executando peças de sua autoria.

O concerto é precedido por uma pequena palestra de abertura, que desta vez será proferida por Heleno Costa Filho (Costinha), que falará sobre a vida e a obra do compositor homenageado. A palestra ocorre quinze minutos antes da atuação da Orquestra e por esse motivo a coordenação da OSUFPB recomenda que o público comece a chegar pelo menos meia hora antes do início do concerto. A coordenação do Laboratório de Música Aplicada da (LAMUSI), que administra a Sala Radegundis Feitosa, também informa que por motivo de segurança não será permitido o acesso ao público quando a Sala alcançar sua lotação, que é de 300 pessoas.

Este é o quinto concerto de uma série de cerca de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal e produções de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB.

A OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e é ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

O LAMUSI é coordenado por Leonardo Meira e a OSUFPB está sob a coordenação de Ulisses Silva, professores do Departamento de Música da UFPB.

O homenageado

Marcelo Araújo Vilor é um dos mais destacados músicos paraibanos. Natural de João Pessoa, tem atuado como saxofonista, compositor e arranjador desde os anos oitenta. Além do Bacharelado em Música (Saxofone) concluído na UFPB, Vilor realizou diversos cursos de improvisação e arranjo, ministrados pelos professores: Carlos Malta, Roberto Sion, Ian Guest e Hector Costita. Atuou como músico na Orquestra do Maestro Vilô, Orquestra Metalúrgica Filipeia, PB Jazz, Orquestra Mistura Fina, Orquestra Sanhauá, Grupo Oitavando, Grupo Canto Novo e Banda de Música do 15º BIMtz. Tem composições e arranjos gravados pelos grupos Quarteto de Trombones da Paraíba, Quinteto Brassil, Quinteto Potiguar, Banda Pequi, Octeto de Saxofones do Departamento de Música da UFRN e JP Sax; com participação em diversos CDs, incluindo “Azeitonizando”, “Maestro Vilô - 40 Anos de Frevo”, “Um Século de Saxofone”, “Folia de Rua 2000”, “Beto Tavares - Labirinto”, “Roberto Araújo - Passarada”, “Duas Palhetas” do saxofonista Costinha e pelo Projeto selo Coisa Fina, de São Paulo.

Programa: Nas Bandas de Sampa; Chorinho pro Mano Costa; Cotovia; 5 e algo mais; Baião do Bico; Salsangalo; Marcha da Esperança;Tema para uma FLOR; Nos passos de Vô Vilô.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria