Concerto da OSUFPB Percussão celebra 10 anos do Compomus

O Laboratório de Composição Musical foi criado em 2003 e implantou oficialmente a área de composição na UFPB; a apresentação será nesta sexta-feira às 20h

Um concerto de Percussão da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora 10 Anos do Laboratório de Composição Musical (Compomus), do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, do CampusI. A apresentação da seção de percussão da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB Percussão) faz sua estreia nesta sexta-feira (21), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus de João Pessoa.  A entrada é franqueada ao público.

Um dos organizadores do evento, o professor de percussão do Departamento de Música, Francisco Xavier, disse que “será um concerto totalmente diferenciado, pois haverá, na maioria das peças apresentadas, somente instrumentos de percussão. No entanto, será um evento bastante diversificado, pois a seção de percussão da orquestra possui naipes com sonoridades múltiplas - desde os instrumentos de altura indefinida (como tambores e pratos) aos de teclado, com notas definidas, como vibrafone e xilofone".

O programa tem um caráter inédito, uma vez que todo ele será composto de peças ainda não estreadas, escritas por compositores locais, atuantes no Compomus como: Arimatéia de Melo, Henry Krutzen, José Orlando Alves, Samuel Cavalcanti Correia, Tom K, Valério Fiel da Costa, Wilson Guerreiro. Haverá ainda a participação especial de dois instrumentistas convidados: Thomas Rodrigues no violoncelo, e Rinaldo Fonseca na trompa, que será solista na obra de Samuel Correia.

O evento é uma realização do Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB (Lamusi), coordenado pelo professor Heleno Feitosa (Costinha), em parceria com o Compomus, coordenado pelo professor Didier Guigue.

Este é o sexto concerto da temporada 2013 da OSUFPB. Mais outros dezoito concertos estão programados até o final do ano, sempre às sextas-feiras, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I.

O Laboratório de Composição Musical (Compomus), criado em 2003, foi o órgão da UFPB que implantou oficialmente a área de composição na Universidade.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do LAMUSI